Por France Presse


Carros elétricos já ultrapassaram o número de veículos movidos a gasolina na Noruega — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O número de carros elétricos nas rodovias da Noruega supera pela primeira vez os dos modelos de gasolina, anunciou um organismo especializado nesta terça-feira (17).

Dos 2,8 milhões de veículos individuais cadastrados no país, 754.303 são totalmente elétricos frente aos 753.905 que funcionam à gasolina, indicou o Conselho de Informação de Tráfego Viário (OFV).

Comparativamente, o Brasil possui 62.718.052 milhões de automóveis, segundo informou o Ministério dos Transportes. O levantamento é de agosto de 2024. Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o país tem 300 mil veículos elétricos em circulação.

Os modelos a diesel seguem sendo os mais numerosos, com quase um milhão de exemplares, mas sua cota de mercado está diminuindo rapidamente.

LEIA MAIS

"É histórico. Um fato que poucos teriam imaginado há dez anos", destacou em um comunicado Øyvind Solberg Thorsen, diretor do OFV.

"A eletrificação da frota de automóveis privados está progredindo a um ritmo constante e a Noruega está se movendo rapidamente para o objetivo de se tornar o primeiro país do mundo cuja frota de automóveis estará dominada por automóveis elétricos", acrescentou.

O país escandinavo quer que a partir de 2025, dez anos antes do objetivo fixado pela União Europeia, sejam vendidos apenas automóveis de zero emissões, ou seja, essencialmente elétricos e uma pequena parte de carros a hidrogênio.

Em agosto, graças em parte ao Tesla Model Y, 94,3% dos novos carros vendidos no país eram totalmente elétricos.

As autoridades norueguesas implementaram uma tributação muito favorável para que os carros elétricos sejam muito competitivos frente aos térmicos e híbridos.

O sucesso na Noruega contrasta com as dificuldades em outras partes da Europa, onde, ao longo do ano, as vendas de carros elétricos representam 12,5% do total.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!