Mapa mostra localização da Ucrânia no mundo — Foto: Arte g1
A tensão entre Rússia e Ucrânia culminou em ataques que começaram nesta quinta-feira (24). Dias após uma série de ameaças e do reconhecimento da independência de duas províncias separatistas, tropas russas invadiram o país vizinho.
Saiba onde fica a Ucrânia
GUIA BÁSICO DO CONFLITO:
Áreas alvo de ataque
Cidades como Kiev – a capital – e Kharkiv, as duas maiores do país, foram atacadas com mísseis e bombas. Tropas russas também desembarcaram em Odessa, que fica às margens do Mar Negro, e cruzaram a fronteira até Kharkiv.
Mapa da Ucrânia mostra locais que foram atacados pela Rússia — Foto: Arte g1
A bacia de Donbass é a mais importante fonte de energia e a maior região industrial da Ucrânia, segundo a "Encyclopedia of Ukraine", portal criado por pesquisadores do Instituto Canadense de Estudos Ucranianos (CIUS). Ela conta com indústrias de carvão altamente desenvolvidas, além de metalúrgicas e empresas diversas.
É nessa região do território ucraniano que ficam Luhansk e Donetsk, províncias separatistas que fazem fronteira com a Rússia.
Áreas de Donetsk e Luhansk, reconhecidas como independentes pela Rússia — Foto: Arte g1
Entenda os movimentos separatistas na Ucrânia
A conexão territorial entre os dois países – ambos ex-membros da União Soviética – garante à Rússia uma espécie de "zona de segurança", uma fronteira ocidental para proteger o território russo de possíveis invasões, da mesma forma que ocorreu durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
Além disso, os países possuem laços históricos, religiosos e culturais.
LEIA MAIS
- História da Ucrânia – perfil de uma nação histórica sob a sombra da Rússia
- Relevância – 3 fatores que explicam por que Ucrânia é tão importante para Rússia
- Mapas – bombardeios russos à Ucrânia, posição das tropas e epicentro da crise
- OTAN – o que é a Organização do Tratado do Atlântico Norte e qual seu papel na crise