A ex-premiê britânica Margaret Thatcher, que morreu nesta segunda-feira (8) aos 87 anos, já foi assunto no universo cultural em diversas ocasiões, tanto no cinema e teatro quanto na música e literatura. O mais notável caso, sem dúvidas, é a interpretação de Meryl Streep no filme "Dama de ferro" em 2011, que rendeu à americana seu terceiro Oscar.
Mas outros artistas, como Paul McCartney, Roger Waters e o Genesis, por exemplo, também já lembraram Thatcher em seus trabalhos. Veja casos:
Em 2011, Margaret Thatcher voltou a ser assunto quando Meryl Streep a interpretou em "Dama de ferro", de Phyllida Lloyd. O polêmico longa, que gerou reclamações por parte de pessoas próximas à ex-premiê, incluindo sua família, ganhou dois prêmios Oscar: melhor maquiagem e melhor atriz. Thatcher também foi retratada em "007 - Somente para seus olhos", de 1981, filme que traz Roger Moore como James Bond. No longa, quem vive a ex-premiê é a escocesa Janet Brown.
Muitos artistas do mundo da música falaram de Margaret Thatcher em suas canções. Entre eles nomes importantes como Paul McCartney ("All my trials"), Morrissey ("Margaret on the guillotine"), Elvis Costello ("Tramp the dirt down") e The Beat ("Stand down Margaret"). Em 1986, o grupo Genesis utilizou um fantoche para representar Thatcher no clipe da canção "Land of confusion", que faz parte do disco "Invisible touch". Roger Waters cita a Dama de Ferro na canção "The fletcher memorial home", que faz parte do álbum "The final cut", lançado em 1983 pelo Pink Floyd.
Embora a origem do nome da banda Iron Maiden não venha do apelido da Dama de Ferro britânica, a capa do single "Sanctuary", de 1980, mostra um desenho do mascote Eddie segurando uma faca ao lado do cadáver da Thatcher – o que, na época, causou muita polêmica na Inglaterra. Outro single, "Women in uniform", também de 1980, tem a imagem de Margaret, com uma arma de fogo em mãos, esperando Eddie em uma esquina para se "vingar" do mascote.
Uma peça que esteve em cartaz no ano de 2008 tratava sobre o assunto que se tornou realidade nesta segunda-feira: a morte de Margaret Thatcher. Em "The death of Margaret Thatcher", o caixão da ex-premiê permanecia no palco durante toda a peça. Já o musical "Billy Elliot", de 2005, tinha em sua trilha sonora a canção "Merry Christmas Meggy Thatcher", de Elton John. "Handbagged", de 2010, "The audience", de 2013, também são outros momentos entre os quais Thatcher foi retratada nos palcos.
Entre os vários livros que trazem Margaret Thatcher como personagem, o mais recente é "A linha da beleza", de 2004. Mas ela também já foi citada em publicações como "O negociador" (1989), "Icon" (1997), "First among equals" (1984), "A little bit of sunshine" (1991) e "A heart so white" (1995).