Reuters

12/11/2012 20h36 - Atualizado em 12/11/2012 21h04

Avaliação de danos à área da Estátua da Liberdade deve demorar 1 mês

Infraestrutura ao redor dela sofreu estragos devido à tempestade Sandy.
Ela havia sido reformada e reabriu por apenas seis horas antes do episódio.

Da Reuters

Estátua da Liberdade é iluminada pela primeira vez após tempestade Sandy em 9 de novembro, em foto do Serviço Nacional de Parques dos EUA  (Foto: AP)Estátua da Liberdade é iluminada pela primeira vez
após tempestade Sandy em 9 de novembro, em
foto do Serviço Nacional de Parques dos EUA
(Foto: AP)

O Serviço Nacional de Parques dos EUA deve levar um mês para avaliar o custo total e o prazo de restauração dos danos provocados pela supertempestade Sandy às ilhas Liberty e Ellis, em Nova York, disse um porta-voz na segunda-feira.

A Estátua da Liberdade, que fica na ilha Liberty, não foi danificada, mas a infraestrutura ao seu redor sofreu estragos significativos, e isso adiará indefinidamente a reabertura do monumento ao público, de acordo com Mark Litterst, porta-voz do Serviço de Parques. "Foi um choque e tanto ver a extensão dos danos", afirmou ele.

Autoridades disseram que os valiosos registros históricos mantidos na ilha Ellis não foram afetados.

Na ilha Liberty, o píer e o prédio da administração sofreram graves danos. A eletricidade na ilha só foi restabelecida na noite de sábado (11). A Estátua foi iluminada pela primeira vez após a supertempestade no dia 9 de novembro.

A tempestade Sandy atingiu a Costa Leste dos EUA em 29 de outubro, deixando mais de 120 mortos na América do Norte e prejuízos estimados em pelo menos US$ 50 bilhões (R$ 102 bilhões).

A Estátua da Liberdade, com 93 metros de altura, havia passado um ano fechada a visitantes por causa de uma reforma. Ela reabriu por apenas seis horas antes que a tempestade chegasse.

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de