11/03/2011 08h47 - Atualizado em 11/03/2011 12h40

Veja que serviços estão abalados após o terremoto no Japão

Ao menos 32 morreram no país, e costa do Pacífico teme ondas gigantes.
Abalo de magnitude 8,9 é o 7º maior da história, segundo agência dos EUA.

Do G1, com agências internacionais

O terremoto de magnitude 8,9 seguido de tsunami na costa noroeste do Japão provocou caos e destruição em diversas cidades. As autoridades japonesas pediram aos moradores da capital que fiquem no centro e não tentem chegar a suas casas se vivem nos arredores. Muitas estradas tiveram o asfalto rachado pelo impacto.Veja os serviços que foram abalados no país:

Trens
O gigantesco sistema de metrô de Tóquio está parado, assim como as várias linhas de trem. Segundo a rede NHK, os trens-bala Shinkansen não funcionam na maioria do país. Embora não haja informações de incidentes em ferrovias, trens pararam nas áreas da costa do Pacífico.

Telefonia
A telefonia móvel foi abalada na capital e a fixa funciona com irregularidades.

Incêndios
Segundo a rede NHK, pelo menos 44 incêndios foram reportados em seis prefeituras. Na região de Chiba, uma refinaria pegou fogo e foi seguida de vazamento de gás.

Usuários assistem à TV local após o terremot em estação de trem de Tóquio (Foto: Hiro Komae/AP)Usuários assistem à TV local após o terremot em estação de trem de Tóquio (Foto: Hiro Komae/AP)

Aeroportos
O principal aeroporto internacional de Tóquio, o de Narita, retomou alguns dos voos, depois de horas de interrupção, mas mais de 700 voos foram cancelados.

Após o sismo, o aeroporto, que fica a cerca de uma hora por trem do centro de Tóquio, removeu todos os passageiros e funcionários da área, depois que as autoridades emitiram um alerta de tsunami. Todos os voos que deveriam chegar a Narita nesta sexta-feira foram desviados para outros aeroportos.

A Japan Airlines informou que os aeroportos de Sendai, Narita, Iwate Hanamaki, Yamagata e Aomori se encontram fechados. O ministério dos Transportes informou que o fechamento dos aeroportos é temporarário, exceto em Sendai, segundo a agência Jiji Press.

Energia elétrica
O terremoto também causou queda de energia em muitas áreas, afetando 4 milhões de casas só em Tóquio, segundo a agência Reuters.

tópicos:
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de