Por Anthonielli Oldemburg, TV Centro América


A cachoeira Salto Utiariti possui 95 metros de altura e é um dos locais da rota de turismo na aldeia — Foto: Reprodução

O Dia dos Povos Indígenas é comemorado nesta quarta-feira (19) e a aldeia Utiariti em Campo Novo dos Parecis, a 397 km de Cuiabá, recebeu capacitação para fomentar o turismo no local e gerar renda aos indígenas. A aldeia e outras sete, que são da etnia Paresí, estão na rota nacional de turismo.

O cenário é de tirar o fôlego. A cachoeira Salto Utiariti possui 95 metros de altura e é um dos locais da rota de turismo na aldeia. Milhares de turistas visitam a região todos os os anos. A cachoeira possui placas de sinalização e segurança para os turistas.

A poucos quilômetros dali fica a cachoeira Salto Belo, que também atrai muitos aventureiros, como o gastrônomo Euclides Chavier.

"É uma experiência muito legal. No começo dá um arrepio assim, mas depois você acostuma com a adrenalina e é muito bom, recomendo", disse.

O município de Campo Novo do Parecis tem 33% do território ocupado por aldeias indígenas. Atualmente, oito delas fazem parte do circuito nacional de turismo.

O cacique da aldeia Rio Sacre, que também faz parte da rota de turismo, Ivo Zokezokemai, disse que para receber o turista foi necessário fazer várias adequações.

"Seguindo as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), técnicas de segurança, recepção e briefing. Além da divulgação, conseguiu adquirir, ter uma conquista de um público maior, que sabe aonde vai e sabe que vai ter a sua segurança garantida", disse.

Os indígenas foram capacitados com aulas de empreendedorismo para fomentar o turismo nas aldeias — Foto: Reprodução

Para gerar renda ao local, os povos indígenas foram capacitados com aulas de empreendedorismo que foram levadas para dentro das aldeias. O projeto é realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT) em parceria com a Prefeitura de Campo Novo do Parecis.

A analista de negócios do Sebrae-MT Silvia Fraga disse que, com a capacitação, as comunidades locais estão mais preparadas para receber os turistas.

"Nesse trabalho a gente vem desenvolvendo desde a política de negócios e formatação do produto. Trabalhamos também o atendimento e a culinária. Hoje as aldeias estão prontas para receber os turistas de uma forma mais preparada, envolvendo não só as comunidades locais, turistas locais, mas pensando no turista nacional e internacional", disse.

A movimentação de turistas vêm aumentando na região. O chefe de cozinha José Sérgio da Silva veio de São Paulo para conhecer o roteiro. A intenção dele é experimentar uma verdadeira imersão na história e na cultura indígena.

O chefe de cozinha José Sérgio da Silva veio de São Paulo para conhecer o roteiro — Foto: Reprodução

"O aprendizado eu vou levar no brasil a fora, vou levar para a vida e para o mundo porque a ideia é a gente divulgar essa cultura, essa coisa tão nossa, tão brasileira, divulgar ao mundo. O mundo precisa saber que isso aqui existe e é nosso", contou.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!