Por g1 MT


Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) declara inconstitucionais três leis que liberam porte de armas em municípios do estado — Foto: Tribunal de Justiça de Mato Grosso/Assessoria

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) declarou que três municípios do estado que aprovaram leis que flexibilizam o porte de arma de fogo para atirador desportivo e integrantes de entidades desportivas são consideradas inconstitucionais. As leis foram aprovadas nos municípios de Juruena, Brasnorte e Matupá.

O Ministério Público do estado (MPMT) argumenta que as leis aprovadas possuem um cadastro simples, já que o atirador desportivo "há a presunção automática de 'risco da atividade' e da 'efetiva necessidade de porte de armas de fogo'. Segundo o MPMT, os requisitos para a obtenção da autorização deve ser concedida pela Polícia Federal.

O MPMT disse ainda que as normas suprem as condições previstas no Estatuto do Desarmamento, facilitando a autorização para o porte e flexibilizando a norma federal de controle de circulação de armas.

Veja também

Fique por dentro

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!