Por G1 MS


Emenda sobre repasse a UEMS gerou discussão antes da votação na última sessão do ano na ALMS — Foto: Victor Chileno/ALMS

Os deputados estaduais aprovaram o projeto do orçamento do governo do estado que estima arrecadação de R$ 14.497.314.000 em 2018 e a segunda revisão do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2016 a 2019 na sessão desta terça-feira (19), da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) recebeu 356 emendas e foi aprovada por unanimidade em 2ª discussão. Em separado, foi discutida a emenda modificativa 352, de autoria do presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi (PMDB), e subscrita por 21 parlamentares.

Assembleia Legislativa de MS aprova orçamento para 2018 e revisão do PPA de 2016 a 2019

Assembleia Legislativa de MS aprova orçamento para 2018 e revisão do PPA de 2016 a 2019

A polêmica trata de um recurso proveniente da fonte “100” do governo do estado, de R$ 7 milhões, para a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Houve um debate antes da votação sobre o assunto porque o Executivo queria tirar a origem da fonte.

Mas depois de resolvida a questão, o reitor da UEMS Fábio Edir dos Santos Costa disse que o problema acabou fortalecendo a instituição por causa da parceria com o presidente e as demais lideranças da Casa.

Também foi aprovada a segunda revisão do Plano Plurianual que confirma as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública Estadual. Além disso, estrutura programas a serem executados nos períodos de 2018 a 2019 e expõe objetivos, indicadores, iniciativas e ações de forma regionalizada.

O PPA é a previsão estratégica do governo para um período de quatro anos. Nenhuma ação orçamentária pode acontecer se não estiver prevista no plano.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1