As vítimas estão desaparecidas no Rio Paraguai, em Corumbá. — Foto: Anderson Viegas/G1 MS
Um barco-hotel afundou no Rio Paraguai durante um vendaval que atingiu a cidade de Corumbá, no Pantanal, distante a 415 km da capital, nesta sexta-feira (15).
Segundo o Corpo de Bombeiros, nove pessoas estão desaparecidas. Outros sobreviventes foram resgatados por uma embarcação do Exército que passava pelo local. Veja mais abaixo vídeos sobre o vendaval que atingiu o estado do Mato Grosso do Sul nesta sexta.
Ainda segundo os bombeiros, 21 pessoas estavam no barco que naufragou em um ponto a cinco quilômetros de distância da área urbana de Corumbá.
Duas embarcações dos bombeiros e outras duas da Marinha trabalham no local do acidente. Mergulhadores de Campo Grande também foram chamados para ajudar no resgate.
Vendaval atinge várias cidades do MS
- Campo Grande
Na capital, os ventos chegaram a mais de 90 km/h. Uma idosa, ainda não identificada, quase foi arrastada pelo vento, em uma calçada perto do camelódromo, em Campo Grande. O vídeo já viraliza nas redes sociais (veja abaixo). Foram registradas pelo menos 50 ocorrências de queda de árvores.
Idosa é quase levada por vendaval que atingiu Campo Grande (MS)
- Dourados
O vendaval deixou diversos estragos na tarde desta sexta-feira (15), em Dourados, região Sul do estado. A chuva, acompanhada de ventos de mais de 80 quilômetros por hora, chegou minutos depois de uma tempestade de poeira encobrir a cidade. A prefeitura de Dourados decretou situação de emergência no município. Assista ao vídeo abaixo.
Moradores se assustam com temporal de poeira em Dourados
VEJA TAMBÉM
De acordo com moradores, uma nuvem marrom gigante começou a se formar no horizonte, por volta de 12h30. Minutos depois, a chuva chegou com fortes ventos.
Houve queda de muros, postes e árvores em diferentes pontos da cidade, incluindo a avenida Marcelino Pires, principal via do centro, onde o trânsito precisou ser interditado.
No Hospital Regional do município, a porta da recepção foi arrancada pela força do vento. Também foram registrados danos em indústrias da BR-163. A Central de Atendimento telefônico da Guarda Municipal e da Defesa Civil de Dourados foram atingidas pelo temporal.
- Ponta Porã
Em Ponta Porã, a 326 km de Campo Grande, a forte chuva causou estragos nesta sexta. Bombeiros estão nas ruas da cidade para atender ocorrências.
Ponta Porã está 'em caos' com chuvas torrenciais e inúmeras quedas de árvore
Em alguns pontos da cidade, árvores caíram sobre casas, comércios e bloquearam até rodovias. Veja no vídeo acima.
O sargento do Corpo de Bombeiros em Ponta Porã, Samuel Zanatti disse que "tem árvore caída pela cidade toda".
- Sidrolândia
Tempestade de poeira assusta trabalhadores em Sidrolândia (MS)
Em Sidrolândia, cidade que fica a 72 quilômetros da capital, um grupo de trabalhadores instalava placas na entrada da cidade quando foi surpreendido pela ventania (veja vídeo acima).
Nas imagens, é possível ver o grupo correndo para buscar abrigo, enquanto são encobertos pela nuvem de poeira.
Segundo moradores, árvores e placas foram derrubadas com a força do vento e alguns pontos do município estão sem luz.
- Aquidauana
Tempestade de poeira encobre posto de gasolina em Aquidauana (MS)
Em Aquidauana, a 141 quilômetros de Campo Grande, o morador Juscelino Correa Lipu dirigia na volta para casa quando registrou as imagens do vendaval (veja vídeo acima).
As imagens mostram a nuvem de poeira encobrindo praticamente tudo próximo a um posto de gasolina. Ainda é possível observar o local com pouca claridade, mesmo a ocorrência sendo registrada no meio da tarde desta sexta.
- Nova Alvorada do Sul
Tempestade de poeira é registrada por morador em estrada de Nova Alvorada do Sul (MS)
Um morador de Nova Alvorada do Sul, a 115 quilômetros de Campo Grande, registrou imagens na rodovia.
A visibilidade na pista era pouca e é possível observar uma enorme nuvem de poeira encobrindo a visão periférica de quem trafegava no momento do vendaval (veja vídeo acima).
O passageiro que filmou o momento ainda captou a lateral da pista, também já encoberta pela tempestade.