Transito

Por G1 MG — Belo Horizonte


Neste domingo (7), Atlético-MG e Cruzeiro jogam a partida que vai definir quem será o campeão do Campeonato Mineiro 2017. Por causa dessa partida, às 16h, no Estádio Independência, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) implantou um serviço especial de transporte coletivo para atendimento à torcida do Cruzeiro. Os veículos saem da Rua Araguari com a Rua dos Tupis, no bairro Barro Preto, na Região Centro-Sul, a partir das 14h, com passagens a R$ 4,05. Na volta, os ônibus sairão, em comboio, com acompanhamento da Polícia Militar (PM), da Rua Córrego da Mata.

A linha especial 9033 (Arena Independência/Centro) começa a operar a partir das 14h40. O intervalo de viagens será de 20 minutos ou de acordo com a demanda de passageiros. O serviço contará com ônibus que partem da Rua dos Tamoios, 873, entre a Rua Rio Grande do Sul e a Avenida Olegário Maciel. O preço da passagem também é de R$ 4,05. Para a volta à Área Central, a primeira viagem será 10 minutos antes do fim do jogo e serão realizadas viagens enquanto houver demanda de passageiros para embarcar.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) também faz esquema especial para o jogo. Dois vagões do metrô serão colocados a mais para entrar em operação a qualquer momento, após a partida, caso seja necessário. Durante todo o dia, o intervalo entre as viagens será de 13 minutos.

A equipe de bilheteria da Estação Horto será reforçada e o efetivo de segurança ampliado em outras quatro estações. A CBTU orienta os passageiros a antecipar a compra de bilhetes. Além disso, eles devem evitar embarcar uniformizados.

Segurança

Para essa partida decisiva, a PM coloca nas ruas mais que o dobro do efetivo que trabalhou no primeiro jogo, no Mineirão, no domingo passado, 30 de abril. Serão 2,5 mil policiais. Torcedores do Cruzeiro, que estarão em minoria, vão ter escolta especial até o estádio, na Região Leste da capital mineira.

A Guarda Municipal realizou uma visita técnico-operacional, nesta sexta-feira (5), no entorno do Estádio Independência para definir a estratégia que utilizada contra a ação de flanelinhas e de vendedores clandestinos. O objetivo é garantir a segurança e o conforto dos torcedores que forem assistir ao clássico.

O gerente de operações da Guarda Municipal, subinspetor Júlio, constatou a existência de indícios de delimitação irregular de espaço para a instalação de barracas e observou os pontos onde é preciso reforçar o efetivo para evitar que os motoristas sofram tentativas de extorsão ao estacionarem seus veículos.

A ação da Guarda Municipal será voltada também para coibir atos de vandalismo, furtos a pedestres - sobretudo de celulares -, roubos e danos ao patrimônio.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!