18/03/2015 09h30 - Atualizado em 18/03/2015 19h26

Moradores de ocupações fazem manifestação em Belo Horizonte

Eles bloquearam avenida na Região do Barreiro, na capital mineira.
Integrantes de quatro ocupações pediam negociação com governo de MG.

Do G1 MG

Integrantes de quatro ocupações urbanas fizeram manifestação, nesta quarta-feira (18), na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar (PM), eles fecharam a Avenida Waldyr Soeiro Emrich, nos dois sentidos. A PM informou que aproximadamente 80 pessoas se manifestavam. Mais cedo, houve ainda protestos no Anel Rodoviário da capital mineira; em partes da BR-040, em Contagem; e em trechos da MG-010, próximo à Cidade Administrativa.

Segundo Leonardo Péricles, morador de uma das ocupações, cerca de 600 pessoas participavam do protesto. Ele contou que o ato pede o fim dos despejos, a ampliação programa "Minha Casa, Minha Vida", além de ligação de luz, água e esgoto para as comunidades que têm condição de ser urbanizadas.

Péricles, que também integra a coordenação do Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas, afirmou que quatro ocupações participaram do ato nesta manhã – Eliana Silva, Camilo Torres, Irmã Dorothy e Barreirinha.

De acordo com o Leonardo Péricles, os manifestantes pedm ainda uma reunião com o governador de Minas, Fernando Pimentel (PT). Durante a tarde, os moradores foram recebidos por representantes do governo na Cidade Administrativa.

Por meio de nota, o Executivo estadual disse que, desde o início da atual administração, assumiu a postura de constante diálogo com os movimentos populares. Segundo o governo, foi criada a Mesa Estadual de Diálogo e Negociação Permanente sobre Ocupações Urbanas e no Campo, que mantém reuniões semanais com os líderes das organizações.

A Polícia Militar (PM) e Leonardo Péricles, representante da manifestação, afirmaram que a Via do Minério foi liberada no início da tarde.

Shopping
    busca de produtoscompare preços de