Moradores da comunidade Novo Paraíso fizeram uma manifestação, na manhã desta quarta-feira (18), no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, na altura do bairro Betânia. De acordo com a Polícia Militar (PM), cerca de 30 pessoas bloquearam o trecho da via, no sentido Vitória. A PM informou que o local foi liberado por volta das 10h30.
Mais cedo, manifestantes fecharam também o Anel Rodoviário na altura do Viaduto São Francisco. No local, conforme a polícia, dois homens foram presos suspeitos de arremessar pedaços de pau e pedras contra os militares. Segundo a corporação, eles não participavam da manifestação.
Houve ainda protestos na Região do Barreiro, na capital mineira; em partes da BR-040, em Contagem; e em trechos da MG-010, próximo à Cidade Administrativa.
Segundo Joviano Mayer, representante do movimento, aproximadamente 200 moradores da comunidade participaram do protesto. Ele contou que o ato pediu o fim dos despejos e a ampliação programa "Minha Casa, Minha Vida".
Por meio de nota, o Executivo estadual disse que, desde o início da atual administração, assumiu a postura de constante diálogo com os movimentos populares. Segundo o governo, foi criada a Mesa Estadual de Diálogo e Negociação Permanente sobre Ocupações Urbanas e no Campo, que mantém reuniões semanais com os líderes das organizações.
Durante a tarde, os moradores foram recebidos na Cidade Administrativa pelo secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, e o presidente da Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab), Claudius Vinicius Leite Pereira.