Por Nathália Fontes*, g1 Zona da Mata — Juiz de Fora


Tempestade em Juiz de Fora, foto de arquivo — Foto: Fellype Alberto/g1

Um alerta de tempestade foi emitido para Juiz de Fora e região nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso se estende até a manhã de domingo (10).

A previsão indica chuva intensa, com volumes entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm durante o dia, e ventos que podem alcançar até 100 km/h.

As condições climáticas estão sendo influenciadas pela presença de áreas de instabilidade, associadas ao calor e à umidade dos cavados, o que intensifica o potencial para tempestades em boa parte de Minas Gerais, incluindo a Zona da Mata e o Campo das Vertentes. Além disso, uma frente fria chegou às regiões nesta sexta-feira.

Segundo o Inmet, a tendência é que o sábado comece com chuva, persistindo até a manhã de domingo. Em função do excesso de nuvens, a temperatura máxima tende a ficar mais amena, não ultrapassando os 24 °C, com mínimas girando em torno de 14 °C na Zona da Mata e Vertentes.

Defesa Civil de Muriaé também emite alerta

A Defesa Civil de Muriaé também publicou um alerta orientando a população sobre o volume de chuva no fim de semana.

"Devido à previsão de chuvas volumosas para as próximas horas, alertamos para a necessidade de monitoramento e atenção constante aos moradores que residem próximo a encostas, já que os valores previstos, caso ocorram, tem potencial para deslizamentos de taludes, principalmente nos bairros Aeroporto, Padre Tiago, Joanópolis, São Joaquim, São José, Encoberta, Gaspar e Santa Terezinha. Além disso, dependendo da intensidade da chuva, principalmente no sábado, não se descarta possibilidade de pontos de alagamento”.

Caso necessário, o órgão deve ser acionado pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

*estagiária sob supervisão de Carol Delgado.

📲 Siga o g1 Zona da Mata no Instagram, X e Facebook

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!