Chef carioca ganha concurso com queijo mineiro — Foto: Divulgação
O frio tá aí e o que combina com essa época do ano? Pratos quentes e vinhos, não é! E já pensou naquele queijinho? Agora imagina uma receita de fondue com queijos mineiros?
A chefe carioca Malu Melo juntou a criatividade com técnica culinária e ganhou um concurso nacional de fondue usando dois queijos autoriais mineiros na receita, um deles premiado internacionalmente.
"Minha gastronomia é toda voltada para pequenos agricultores, meu pai cultiva tomates. Então a ideia era valorizar essa identidade na receita, não podia fugir disso", contou.
Gastronomia de Chefe Malu valoriza pequenos agricultores — Foto: Divulgação
Ao g1, a chefe explicou que precisava usar no prato parte de um queijo suíço que patrocinava o evento, mas a outra metade podia ser o que ela quisesse. Nisso, lembrou de um que havia experimentado um da Queijaria La Porta, da Gabriela La Porta, em Belmiro Braga, em Minas Gerais.
"O produto dela tem muita qualidade, já sabia disso, já conhecia o sabor. E tinha toda a questão dela ser uma pequena produtora, tudo conspirou para acontecer e dar certo", contou.
Malu escolheu então os queijos Belmiro Blue e Stella para o fondue, levando em conta o sabor, a textura e a gordura dos laticínios. "Eles se adequariam melhor na receita suíça, seria original, mas ainda suave", disse.
Após priorizar os dois queijos mineiros autorais, ela começou a pensar em como poderia colocar a cidade natal na receita. “Isso foi uma questão importante, então escolhi a Cachaça Magnífica, produzida em Paty do Alferes, no Rio de Janeiro”, complementou.
Queijo premiado internacionalmente
Queijo Belmiro Blue foi premiado em concurso internacional — Foto: Divulgação
No ano passado, o queijo Belmiro Blue, usado na receita, ganhou medalha de bronze na 6ª edição do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos do Mundial do Queijo de Tours, na França.
"O mérito é total da Malu, ela é muito talentosa e competente. Ficamos muito felizes com essa vitória e poder saber que foi com um produto que a gente desenvolveu", explicou Gabriela, produtora do queijo.
Foi na pandemia que Gabriela La Porta, proprietária da Queijaria La Porta, transformou uma fazenda não produtiva que estava na família desde a década de 1980 em uma produtora de laticínio.
“Fiz gastronomia e então escolhi começar a produzir queijo, que é a minha paixão. Queria trazer um queijo com aquele DNA mineiro, mas com algo diferenciado", finalizou.
Queijo Stella foi o outro queijo mineiro usado na receita — Foto: Divulgação
Receita do fondue
Ingredientes
- 1 dente de alho cortado ao meio;
- 340 ml de vinho branco seco;
- 500 g de queijo gruyère grosseiramente ralados;
- 150 g stella - queijo tipo raclette;
- 350 g belmiro -queijo autoral;
- 1 colher de sopa de Cachaça ouro Magnifica;
- Pitada de noz-moscada;
- 175-225 g de pão por pessoa, cortados em cubos.
Chef carioca ganha concurso com queijo mineiro — Foto: Divulgação
Modo de fazer
- Esfregue a parte de dentro da panela de fondue com o alho; isso fará com que o sabor do alho passe para o rechaud e não fique muito forte em relação ao queijo;
- Descarte o alho;
- Despeje o vinho branco na panela e ferva em fogo médio;
- Ponha em fogo baixo e, gradualmente, adicione o queijo; um punhado por vez é uma boa medida;
- Mexa com força até que o queijo derreta bem antes de adicionar mais;
- Se muito queijo for colocado de uma vez, pode ser difícil de mexer, e dificultar o derretimento, impossibilitando o atingimento da consistência desejada para o fondue;
- Coloque 1 colher de Cachaça Ouro Magnífica;
- Continue cozinhando e mexendo até que a mistura esteja grudenta e cremosa;
- Adicione a pitada de noz-moscada para dar sabor;
- Sirva o fondue em panela adequada, deixe em fogo baixo, essa chama é suficiente para deixar o fondue consistente e aquecido sem ficar grudento;
- Precisa de um puxa de 10 centímetros.