Por Luiza Sudré, Larissa Zimmermann, Ester Vallim, g1 Zona da Mata e TV Integração — Juiz de Fora


Solidariedade no papel: alunos da rede municipal enviam cartas com mensagens de carinho para vítimas de tragédia no RS — Foto: Evandro Carvalho/TV Integração

O que escrever para alguém que passa por um momento tão difícil quanto os moradores que foram sobreviventes da maior enchente da história do Rio Grande do Sul?

Os alunos da professora Cristina Castro, da Escola Municipal Padre Wilson, no Bairro Igrejinha, em Juiz de Fora, transformaram o simples ato de escrever uma cartinha em um gesto de amor e solidariedade.

As cartas serão enviadas para uma professora do Rio Grande do Sul que vai distribuir nos abrigos. É a união de muitas pessoas que podem nem se conhecer, mas que estão juntas em uma corrente para amenizar a dor de quem perdeu quase tudo nos últimos dias.

A aluna Mirella de Almeida, 12 anos, contou que o objetivo foi mandar uma carta de carinho:

"Escrevi com meu coração, com solidariedade e empatia. Nós queremos mostrar que estamos aqui, apoiando o pessoal do Rio Grande do Sul. Nós vamos continuar ajudando do jeito que a gente puder", contou.

Solidariedade no papel: alunos da rede municipal enviam cartas com mensagens de carinho para vítimas de tragédia no RS — Foto: Evandro Caravlho/TV Integração

E se feita com amor, a cartinha não poderia ser menos delicada: “Não sei o que você está fazendo agora, mas sei de uma coisa, você é forte, forte como ninguém. Além da enchente, você passou por muita coisa e você já é o máximo.”

O estudante Nicolas Faria, de 13 anos, sabe um pouco sobre como essa situação é difícil, já que teve a casa invadida pela água durante uma chuva forte no bairro onde mora em Juiz de Fora. “Foi muito difícil, perdemos vários documentos que molharam e móveis”, disse.

E seu recadinho também foi especial: "Sei que não é fácil passar por isso, mas queria te desejar muitas forças. Se você ficar triste, não fique. Você vai conquistar muito mais coisas, você pode ter perdido eletrodomésticos, mas pode ter certeza que vai conquistar muito mais. Você é especial!", escreveu.

Solidariedade no papel: alunos da rede municipal enviam cartas com mensagens de carinho para vítimas de tragédia no RS — Foto: Evandro Carvalho/TV Integração

Já a aluna Isabella contou que, como não está no Rio Grande do Sul, tentará passar amor e felicidade pela cartinha.

"Que a água abaixe, que vocês tenham força e felicidade. Tudo que está acontecendo vai passar."

Enzo Cardoso, outro aluno da instituição, quis passar esperança e renascimento através das palavras e um desenho de árvores com lindas flores.

Cartinhas em mãos

A maior preocupação da professora Cristina era a confirmação se as cartinhas iriam de fato chegar até os destinatários.

"Estamos em contato com uma professora de uma universidade do Rio Grande do Sul que ficou responsável por fazer a entrega", contou.

Os alunos já estão ansiosos para receberem a confirmação de que os bilhetes chegaram nas mãos das pessoas que eles estão torcendo para que tudo fique bem.

Solidariedade no papel: alunos da rede municipal enviam cartas com mensagens de carinho para vítimas de tragédia no RS — Foto: Evandro Caravallho/TV Integração

📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!