Curso da UFJF ressalta saberes tradicionais de comunidades qulombolas — Foto: Géssica Leine/UFJF
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para o curso “Artes e ofícios dos saberes tradicionais”. O projeto Encontro de Saberes tem vagas nos campi Juiz de Fora e Governador Valadares; podem participar estudantes da instituição e público em geral.
De acordo com a UFJF, o curso tem o intuito de “ampliar a visão sobre o mundo e o vínculo com saberes tradicionais, como os de povos indígenas, raizeiras, agricultores familiares e quilombolas”. O curso é gratuito, presencial e conta com três módulos.
Juiz de Fora
A programação vai contar com “Povos Indígenas: na brisa da cura”, de 22 a 24 de setembro; “Sociobiodiversidade: salvaguarda dos saberes tradicionais”, de 20 a 22 de outubro; “Cultura Quilombola: resistência em festa”, de 24 a 26 de novembro.
Pajé Tohõ Pataxó — Foto: Arquivo pessoal
Entre os convidados para esta edição, a UFJF destacou a presença do pajé Tohõ Pataxó, reconhecido, entre outros pontos, pelos trabalhos de valorização da identidade Pataxó e pelo reflorestamento natural da região em que ele vive, em Porto Seguro (BA).
No módulo II, o curso terá a raizeira Lourdes Laureano, que é coordenadora da Articulação Pacari, uma rede socioambiental formada por organizações comunitárias e pessoas que praticam a medicina tradicional através do uso sustentável da biodiversidade do cerrado.
Já no terceiro e último módulo, a UFJF terá a presença de mestres e mestras quilombolas, como Fatinha do Jongo, liderança da Comunidade Jongueira de Pinheiral (RJ) e integrante da Comissão Nacional de Griôs e Mestres.
Governador Valadares
No campus avançado, o curso será oferecido entre os dias 18 de agosto e 27 de outubro.
Esta será a primeira edição do Encontro de Saberes na cidade, com destaque para mestras e mestres indígenas, quilombolas, ribeirinhos, camponeses e assentados de reforma agrária do próprio Território Médio Rio Doce.
Shirley Krenak é uma das convidadas do 1º Encontro de Saberes na UFJF-GV — Foto: Tepó Krenak
Em Governador Valadares, haverá um evento de abertura do 1º Encontro de Saberes na próxima sexta-feira (18), às 14h, na sala 305 da Unidade Pitágoras. Ao todo, serão 11 encontros até a roda de encerramento, prevista para o dia 27 de outubro.
Entre as atividades está o 1º Encontro de Povos e Comunidades Tradicionais do Médio Rio Doce, nos dias 8 de setembro, no Quilombo Ilha Funda, em Periquito (MG), com a mestra anfitriã Fisika, Maria do Carmo Silva; e 9, no Quilombo Águas Claras, em Virgolândia (MG), com o mestre anfitrião Gonçalo Santos.
A programação completa do Encontro de Saberes na UFJF-GV está disponível no site da instituição.
Vagas e inscrições
Em Juiz de Fora são disponibilizadas 350 vagas, em Juiz de Fora, sendo 250 para estudantes de qualquer curso de graduação da UFJF, 50 direcionadas para os de pós-graduação e outras 50 vagas disponíveis para o público em geral.
As inscrições serão presenciais para alunos, na coordenação do curso a que pertencem, e on-line para o público em geral. O prazo vai até a próxima segunda-feira (22).
Já em Governador Valadares, 40 vagas para estudantes de todos os cursos do Instituto de Ciências da Vida (ICV) e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), como eletiva ou optativa, e 20 vagas para a comunidade externa, como curso de extensão.
A disciplina já conta com 26 estudantes matriculados e os discentes da UFJF-GV interessados em se inscrever devem entrar em contato com os coordenadores de curso e solicitar a matrícula na disciplina CBV026 até sexta-feira (18)
Quem não é estudante da UFJF pode fazer a inscrição pelo e-mail [email protected].
LEIA TAMBÉM:
- AUMENTO: Gasolina chega a R$ 5,99 em Juiz de Fora após novo reajuste; g1 tem calculadora que mostra qual combustível é mais vantajoso
- ACIDENTE: Caminhão com calcário tomba e deixa uma pessoa morta e outra ferida na BR-356, em Muriaé
- PAC: Continuação das obras da BR-440 e adequações da linha férrea também para Juiz de Fora