Neisseria meningitidis, a bactéria que causa a meningite meningocócica, foto de arquivo — Foto: Wikimedia
A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou na manhã desta segunda-feira (31) a morte de uma criança por meningite meningocócica em Juiz de Fora. O caso estava em investigação desde a última semana.
De acordo com a pasta, a paciente, que tinha entre 5 a 9 anos, morreu no dia 25 de julho. A suspeita foi confirmada na última sexta-feira (28), por meio de exames laboratoriais. Com isso, o município chega a duas mortes pela doença em 2023.
Em nota, a Prefeitura afirmou que “vinha monitorando o caso e foi informada sobre o resultado positivo”.
O que é a meningite?
As meninges são as membranas que envolvem todo o sistema nervoso central. A meningite ocorre quando há alguma inflamação desse revestimento, causado por micro-organismos, alergias a medicamentos, câncer e outros agentes.
O que causa a doença?
A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, segundo o Ministério da Saúde.
Segundo a pasta, as meningites virais e bacterianas são as mais importantes para a saúde pública, devido à magnitude da ocorrência e o potencial de produzir surtos.
O ministério ressalta ainda que a ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão. O sexo masculino também é o mais acometido pela doença.
Quais são as formas de prevenção?
Existem imunizantes no sistema público de saúde que protegem contra a doença. As vacinas disponíveis no calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunização são:
- Vacina meningocócica (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
- Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
- Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
LEIA TAMBÉM: