Por g1 Zona da Mata


  • Ranking do Centro de Rankings Universitários Mundiais, que avaliou 20 mil instituições no mundo.

  • Universidades da região ficam apenas atrás da UFMG, localizada na capital Belo Horizonte.

  • O levantamento analisa: qualidade do ensino; empregabilidade de egressos; qualidade do corpo docente; e performance em pesquisa.

  • As instituições também se destacam em nível nacional, estando entre as 35 melhores do país.

Universidade Federal de Viçosa — Foto: UFV/Divulgação

As universidades federais de Viçosa(UFV), Juiz de Fora(UFJF) e São João del Rei(UFSJ) são as três melhores instituições de ensino superior do interior de Minas Gerais e também se destacam como as melhores do país.

A avaliação é do ranking Center for World University Rankings (CWUR) – Centro de Rankings Universitários Mundiais, que avaliou mais de 20 mil instituições de todo o mundo. O levantamento analisa: qualidade do ensino; empregabilidade de egressos; qualidade do corpo docente; e performance em pesquisa.

No ranking estadual, as instituições ficam atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), situada na capital Belo Horizonte. Veja o ranking abaixo:

Ranking universidades mineiras

Posição Instituição
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Ranking nacional

UFV

A UFV ficou na 936ª posição geral e subiu a pontuação de 70,7 para 70,8 no comparativo com a avaliação feita em 2022. No Brasil, a universidade se manteve na 16ª colocação, sendo a segunda mais bem classificada em Minas Gerais.

Campus em Juiz de Fora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) — Foto: Carlos Mendonça/Prefeitura de Juiz de Fora

De acordo com o levantamento, a UFJF permaneceu com a 23ª posição entre as melhores universidades do Brasil, e com a 1.012ª colocação no ranking mundial. Foram avaliadas mais de 20 mil instituições.

Se consideradas apenas as universidades mineiras, a UFJF ocupa a terceira colocação, ficando atrás da UFMG, eleita a 503ª melhor do mundo; e da UFV, que ocupa a 919ª posição.

Campus Santo Antônio em São João del Rei da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) — Foto: UFSJ/Divulgação

A federal de São João del Rei é a 1.216 em nível mundial, estando entre o grupo de 6% das universidades mais importantes do planeta. Se comparado com o desempenho do ano passado, a UFSJ subiu 60 posições no ranking. Em nível nacional, a instituição aparece na 31ª posição com uma pontuação de 69,2.

De todas as universidades brasileiras avaliadas na pesquisa, a Universidade de São Paulo (USP) é a melhor colocada, seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

CWRU

O Center for World University Rankings (CWUR) é uma organização que fornece assessoria política, insights estratégicos e serviços de consultoria para governos e universidades para que possam melhorar os resultados educacionais e de pesquisa.

O CWUR pública rankings universitários globais confiáveis, conhecidos pela objetividade, transparência e consistência, que são confiáveis ​​por estudantes, acadêmicos, administradores universitários e governos de todo o mundo.

O ranking CWUR considera 4 critérios para avaliação:

  1. Qualidade do ensino: medida pelo número de estudantes, relativo ao tamanho da universidade, que ganharam prêmios acadêmicos. Este critério equivale a 25% da nota;
  2. Empregabilidade de egressos: medida pelo número de egressos da universidade que estejam nas mais altas funções executivas das maiores companhias do mundo; também em proporção ao tamanho da universidade. Equivale a 25% da pontuação;
  3. Qualidade do corpo docente: medida pelo número de integrantes da universidade que tenham obtido prêmios acadêmicos. Este aspecto soma 10% da nota;
  4. Performance em pesquisa: considera o total de artigos publicados, o percentual de estudos em periódicos mais bem qualificados e influentes e o número de citações. Este critério corresponde a 40% da avaliação.

LEIA TAMBÉM:

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata
📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram
📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!