10/03/2017 20h03 - Atualizado em 11/03/2017 08h12

Apenas duas instituições de Juiz de Fora têm cursos com nota 5 no Enade

UFJF e Vianna Júnior tiveram graduações com nota máxima no exame.
Das 11 instituições que participaram, quatro tiveram cursos insatisfatórios.

Fellype AlbertoDo G1 Zona da Mata

Dados divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que apenas a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Instituto Viana Júnior tiveram cursos classificados com a nota máxima, 5, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em Juiz de Fora.

O Ministério da Educação (MEC) avaliou 8.121 cursos de bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins e os Eixos Tecnológicos em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

Em Juiz de Fora, 11 instituições de ensino superior, sendo uma pública e dez particulares, participaram das provas realizadas em 2015. As instituições foram: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Faculdade Metodista Granbery, Centro Universitário Estácio de Sá, Faculdade Doctum, Faculdade do Sudeste Mineiro (Facsum), Faculdade Juiz de Fora (FJF), Faculdades Integradas Vianna Júnior, Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), Faculdade Machado Sobrinho e Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).  

 

O Conceito Enade (CE) é um indicador de qualidade calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no Enade. O indicador é resultante da média ponderada da nota padronizada dos concluintes na prova de formação geral e no conhecimento específico.

Em 2015, 3,4% dos concluintes que fizeram o Enade no país obtiveram o conceito 1, 26,9%, o conceito 2, 42,7%, o conceito 3, 18,8%, o conceito 4 e 5%, o conceito 5. Além disso, 2.109 instituições de ensino superior públicas e privadas participaram com 447.056 universitários.

UFJF
A Universidade Federal de Juiz de Fora obteve o melhor desempenho entre as instituições de ensino superior de Juiz de Fora. Dos 11 cursos avaliados, 7 obtiveram nota máxima e os demais também foram bem pontuados com notas 4 e 3. O desempenho apresentou uma evolução em relação à avaliação anterior.

O reitor da UFJF, Marcus David, falou ao G1 sobre a grande satisfação pelo bom desempenho da instituição e revelou que os resultados ainda serão avaliados de forma mais aprofundada, de forma a garantir a excelência no ensino da instituição.

"Recebemos com satisfação estes dados, vamos fazer uma avaliação ainda mais aprofundada por meio da Diretoria de Avaliação Institucional, mas já podemos afirmar que as notas põem em evidência a excelência do ensino na UFJF. Também agradecemos aos professores, técnico-administrativos e alunos envolvidos nestes processos e que, certamente, têm um papel fundamental nos resultados obtidos", afirma o reitor. 

CURSO / NOTA
Administração 5
Direito 5
Direito - noturno 5
Ciências Econômicas 4
Ciências Econômicas - Gov. Valadares 4
Psicologia 5
Ciências Contábeis 5
Design 4
Turismo  3
Jornalismo  5
Jornalismo - noturno

 

 

 

 

 

 

 

 

Vianna Júnior
As Faculdades Integradas Vianna Júnior também obtiveram boa avaliação segundo os conceitos do Enade. No curso de Administração, a instituição obteve conceito máximo e nos outros dois cursos avaliados as notas também estiveram dentro da linha considerada satisfatória (nota igual ou acima de 3).

CURSO / NOTA
Administração 5
Direito 3
Ciências Econômicas 4

 

 

 

Unipac
A Universidade Presidente Antônio Carlos foi a instituição de Juiz de Fora que obteve o pior desempenho na avaliação do Enade. Os dois cursos avaliados, Administração e Direito, tiraram nota 2, considerada insatisfatória pelo Ministério da Educação.

De acordo com cada caso, cursos com notas insatisfatórias (1 e 2) em dois anos consecutivos podem receber sanções do MEC. Uma delas é o impedimento da abertura de novas vagas ou de fechamento de parcerias com Prouni ou Fies.

O G1 entrou em contato com a Unipac para avaliação do desempenho da instituição, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno. 

CURSO / NOTA
Administração 2
Direito 2

 

 

Universo
A Universidade Salgado de Oliveira teve dois cursos avaliados no Enade, tendo o curso de Administração obtido nota 3, considerada satisfatória, e Direito recebido a nota 2, considerada insatisfatória pelo MEC.

CURSO / NOTA
Administração 3
Direito 2


 

 

Granbery
A Faculdade Metodista Granbery também teve dois cursos avaliados: Administração e Direito. Embora não tenham atingido a nota máxima, ambos fora bem avaliados e alcançando o conceito 4.

CURSO / NOTA
Administração 4
Direito 4

 

 

Estácio de Sá
O Centro Universitário Estácio de Sá teve dez cursos avaliados e, embora não tenha obtido nota máxima em nenhum deles, também não teve nenhum classificado como insatisfatório, tendo as notas variando entre 3 e 4 pontos. A exceção foi o curso de Turismo que ficou sem conceito.

CURSO / NOTA
Administração 3
Direito 4
Turismo SC
Tecnologia em Design de Moda 3
Tecnologia em Marketing 3
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos 4
Tecnologia em Logística 4
Tecnologia em Design Gráfico 4
Jornalismo  4
Publicidade e Propaganda  4

 

 

 

 

 

 

 

Doctum
A Faculdade Doctum teve apenas um curso avaliado, o de Direito. A nota obtida ficou dentro do intervalo considerado como satisfatório pelo MEC.

CURSO / NOTA
Direito 3

 

 

Facsum
A Faculdade do Sudeste Mineiro contou com cinco cursos nesta última avaliação do Enade e todos obtiveram conceito 4, que embora não seja a nota máxima é considerada pelo MEC uma boa avaliação.

CURSO / NOTA
Administração 4
Direito 4
Ciências Contábeis 4
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos 4
Tecnologia em Logística 4

 

 

 

 

 

FJF
A Faculdade Juiz de Fora foi avaliada em três cursos, e também obteve conceito 4 em todos eles.

CURSO / NOTA
Administração 4
Tecnologia em Processos Gerenciais 4
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos 4

 

 

 

Machado Sobrinho
A Faculdade Machado Sobrinho teve três de seus cursos sendo avaliados pelo Enade. Embora nenhum deles tenha obtido a pontuação máxima, todos estiveram classificados como satisfatórios pelo MEC.

Administração 4
Psicologia 3
Ciências Contábeis 3

 

 

 

CES/JF
O Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora contou com a avaliação de sete de seus cursos, tendo dois deles obtido nota 2, considerada insatisfatória pelo MEC. Os demais foram avaliados com as notas 3 e 4.

CURSO / NOTA
Psicologia 3
Tecnologia em Design de Moda 3
Tecnologia em Gastronomia 3
Teologia 2
Tecnologia em Design de Interiores 4
Jornalismo 2
Publicidade e Propaganda 3

 

 

 

 

 

 

tópicos:
veja também