Os professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do campus Juiz de Fora do Instituto Federal Sudeste retomam as atividades na próxima segunda-feira (19). A decisão de suspender a greve iniciada em 25 de novembro foi tomada em assembleia na tarde desta quinta-feira (15). Na quarta (14), os servidores técnico-administrativos também suspenderam a paralisação.
O G1 solicitou informações sobre o retorno às aulas para as assessorias da Reitoria da UFJF e da administração do Campus do IF Sudeste em Juiz de Fora e aguarda retorno.
O presidente da Associação de Docentes do Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes), Rubens Luiz Rodrigues, explicou que a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55 no Senado encerrou o movimento.
Sudeste e na UFJF (Foto: IF Sudeste MG/Arquivo)
"Como tínhamos decidido que a pauta era a PEC, entendemos que a segunda votação no Senado não desculpava a permanência da greve. No entanto, continuamos mobilizados porque o governo ainda pretende passar as reformas previdenciária e trabalhista. Nós temos muitas lutas pela frente. Perdemos a batalha, mas não a guerra", disse.
De acordo com professor Rubens Luiz Rodrigues, agora, haverá a discussão de recomposição do calendário junto ao Conselho Setorial de Graduação na UFJF e ao Conselho do Campus, no IF Sudeste.
"A nossa perspectiva é de garantir a qualidade de ensino, que os alunos tenham o direito à educação preservado. E os que vão ingressar ou estão concluindo não sejam prejudicados", afirmou.
A Apes estima em torno de 1.100 professores das unidades federais em Juiz de Fora.