07/09/2016 11h07 - Atualizado em 07/09/2016 11h08

Inscrições para o Pism da UFJF começam nesta quinta-feira

Edital foi publicado na terça (6); registro pode ser feito até 7 de novembro.
Pedido de isenção também começa nesta quinta (8).

Do G1 Zona da Mata

Estudantes Juiz de Fora UFJF (Foto: Reprodução/TV Integração)Provas do Pism serão realizadas nos dias 11 e 12
de dezembro (Foto: Reprodução/TV Integração)

Foi publicado na terça-feira (6) o edital da edição 2017 do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As inscrições, no valor de R$ 110, serão iniciadas nesta quinta-feira (8) e seguem até às 15h do dia 7 de novembro, através do site da instituição.

De acordo com a Diretoria de Imagem Institucional da instituição, o atraso para a publicação, prevista a princípio para sexta e depois para segunda-feira, foi a necessidade de ajustes no texto do edital do Pism e do vestibular. Ainda segundo a diretoria, a Comissão Permanente de Seleção (Copese) elaborou três editais ao mesmo tempo. Além dos processos seletivos, houve também o do concurso de professores e servidores técnico-administrativos.

Começa também nesta quinta o registro para pedido de isenção da taxa de inscrição. Neste caso, os candidatos têm até o dia 30 de setembro para realizarem o requerimento. O procedimento também deve ser feito através do site da instituição.

As provas acontecem nos dias 11 e 12 de dezembro em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Conselheiro Lafaiete e Volta Redonda (RJ), centros de aplicação do exame.

O diretor da Copese da UFJF, Tarcício Lima, informou que a decisão de unir os dois editais este ano surgiu após a percepção de que alguns candidatos, que solicitavam e não tinham a isenção deferida, se confundiam e deixavam de concluir o registro. Anteriormente, o edital para pedido de isenção era publicado antes do edital de inscrições.

“Para os que pedirem a isenção, é preciso ficar atento à confirmação, ou não, do pedido. Isso porque, caso o pedido não seja deferido, é preciso que o candidato pague a taxa de inscrição, só assim tendo o registro confirmado. Antes, com dois editais, a gente estava reparando que alguns alunos perdiam a inscrição posteriormente porque se confundiam, por pedirem a isenção e acharem que já estavam inscritos”, disse.

UFJF realiza provas do PISM a partir do dia 15 (Foto: Reprodução/TV Integração)Inscrições começam nesta quinta-feira (8) (Foto: Reprodução/TV Integração)

Caso o pedido seja deferido, o candidato estará inscrito automaticamente. Se não for deferido, é preciso fazer o pagamento para confirmar a inscrição. O processo pode ser acompanhado pelo site da instituição. Ainda de acordo com o diretor da Copese, todos os alunos de escola pública têm direito à isenção, independente da renda familiar.

A pró-reitora de Graduação da UFJF, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, pede para que o candidato tenha atenção ao edital para obter as informações como prazos, datas, horários e locais das provas. “É importante que as escolas acompanhem o programa e vejam como ele dialoga com o currículo escolar. No momento, também estamos desenvolvendo ações para ampliar a política de divulgação, especialmente nas escolas públicas, por considerarmos que é fundamental a participação dos alunos dessas instituições”, concluiu.

O Pism contempla cerca de 30% das vagas oferecidas pela UFJF, sendo metade deste percentual reservada a alunos cotistas. As demais são distribuídas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 

tópicos:
veja também