Casa alagada após chuva em Virgolândia — Foto: Redes sociais
Um temporal atingiu a cidade de Virgolândia na noite dessa quinta-feira (21). A Defesa Civil informou que em três horas, choveu 122 milímetros. O volume é quase o dobro do esperado para o dia, previsto no alerta laranja do INMET divulgado horas antes do mesmo dia.
O comunicado informava que poderia chover de 70 a 77 milímetros. Com base no alerta, a Defesa Civil, no início da tarde, orientou aos moradores que vivem próximo aos córregos que cortam o município a deixarem os imóveis.
Durante o temporal, o ribeirão Palmital, o principal segundo a Defesa Civil, transbordou, inundando várias ruas da região central da cidade. Trinta casas foram atingidas e carros ficaram submersos.
"Esse Córrego Palmital, ele tem outras cabeceiras menores, córrego menores que desaguam nele. Vamos sair agora para uma vistoria justamente nesses locais, principalmente nesses locais e áreas de talude, locais acidentados e principalmente também as pessoas que foram, as casas que foram atingidas, então nós estamos aí com esse traçado. Neste momento, estaremos visitando, conversando com a população, estaremos orientando aqueles que infelizmente precisarem de sair, nós vamos estar retirando, colocando em local seguro aqueles que não, nós vamos passar a orientação, são as orientações básicas para se agir em um momento adverso, explicou o coordenador da Defesa Civil Maurício Honorato.
Chuva forte atinge cidade de Virgolândia
Imagens que circularam nas redes sociais mostram que a água chegou a ultrapassar um metro de altura dentro dos imóveis. (Veja vídeos acima)
A Defesa Civil informou também que, na manhã desta sexta-feira (22), os moradores que precisaram sair já retornaram aos imóveis e iniciaram a limpeza das casas.
"Aqui em Virgolândia, o índice de risco geológico é muito alto. Você pode ver que é uma cidade de topografia acidentada, tem muitas encostas, então o risco geológico, deslizamento, é muito alto. Então, a gente está focando primeiro nas vítimas, que é essencial. Mas o segundo plano, nós já estamos organizando, junto com o Corpo de Bombeiros, com um foco nessas pessoas que moram em situação precária", finalizou Maurício.
Para muitos moradores, foi inevitável a lembrança de onze anos atrás, quando uma chuva intensa provocou inundações e muitos prejuízos na cidade. Na época, 600 pessoas ficaram desalojadas e cerca de 50 pessoas perderam tudo.
LEIA TAMBÉM
Mas, ao contrário de dezembro de 2013, quando três pessoas morreram por causa do temporal, desta vez, ninguém ficou ferido. Também não houve desabrigados ou desalojados.
Assim que a chuva diminuiu, comerciantes foram para as lojas e mercearias atingidas para começar a fazer a limpeza, com a retirada da lama que ficou para trás.
Registro do Cemaden
Chuva em Virgolândia - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais — Foto: Cemaden/MCTI
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), que monitora as chuvas em todo o país, registrou os estragos dessa quinta-feira na cidade que tem 4.552 habitantes segundo o IBGE.
No gráfico é possível ver a evolução da chuva, que começou fraca, por volta das 18h. Até as 19h, havia chovido 9 mm. Às 20h, o volume chegava a 11mm. Às 21, o acumulado chegou ao pico, 87,9 mm, e às 22h choveu mais 33,8 mm, atingindo o total de 121,7 milímetros.
Carros submersos após temporal em Virgolândia — Foto: Redes sociais
⛈️Novo Alerta
Na manhã desta sexta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia divulgou um novo alerta laranja prevendo chuvas intensas para cidades do Leste de Minas, incluindo Virgolândia. O comunicado vale de 10h da manhã desta sexta até às 10h da manhã de sábado (23).
Estão previstos volumes de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos variando de 60 a 100 km/h, além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.