04/11/2016 19h53 - Atualizado em 04/11/2016 19h53

UFJF e universidade particular de Governador Valadares fazem acordo

Estudantes da federal foram impedidos de entrar no campus devido dívida.
Débito será quitado no futuro, mas aulas estão garantidas.

Do G1 Vales de Minas Gerais

Estudantes da UFJF foram impedidos de entrar no campus da Univale para aulas, em Governador Valadares (MG) (Foto: Ana Carolina Magalhães/Inter TV dos Vales)Estudantes da UFJF foram impedidos no início da semana de entrar em campus, mas acordo foi mantido (Foto: Ana Carolina Magalhães/Inter TV dos Vales)

Após um impasse motivado pelo valor de uma dívida, está mantido acordo entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) e a Universidade Vale do Rio Doce (Univale) em Governador Valadares (MG). No início da semana, estudantes e professores foram impedidos de entrar no campus devido a débito da UFJF com a Univale, em função do aluguel de salas. Depois do impedimento, a universidade particular liberou a entrada dos estudantes, mas havia dado prazo até esta sexta-feira (4) para a federal regularizar a situação.

Segundo comunicado da Univale, a UFJF enviou um ofício à Fundação Percival Farquhar (FPF), informando que será processado o reconhecimento da dívida para posterior pagamento. Ambas as instituições reafirmaram o compromisso com o desenvolvimento de Governador Valadares e região. Ainda de acordo com a entidade, as aulas da UFJF no campus não serão mais impedidas.

Entenda o caso

No dia em que os alunos foram impedidos de entrar no campus, o G1 entrou em contato com as duas instituições. A UFJF, em nota divulgada pela assessoria de comunicação, afirmou que a vigência do contrato com a Univale vai até o final de agosto de 2017 e que a "Universidade Federal de Juiz de Fora está rigorosamente em dia com os pagamentos do contrato". Ainda segundo a nota, "o impasse existente se refere a um processo de reconhecimento de dívida referente ao período de fevereiro a agosto de 2016, sem vinculação com o contrato atual", iniciado em 1º de setembro deste ano.

No mesmo dia, a direção da Univale respondeu que o novo contrato vigente, a partir de 1º de setembro de 2016, foi reajustado de acordo com as necessidades apresentadas pela UFJF, bem como a negociação do pagamento da dívida R$ 1.332.664,61. Ainda segundo a Univale, o pagamento não foi feito, após várias tentativas de contato com a reitoria da UFJF, na época.

 

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de