Três adolescentes foram apreendidos nesta terça-feira (17) suspeitos de forçarem um menino de 12 anos a comer lesma e beber água com cuspe em Poços de Caldas (MG). O caso, que aconteceu no mês de novembro, ganhou proporção após vídeos que mostram a ação serem divulgados.
Os mandados de apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil. De acordo com a polícia, foram identificados três adolescentes, de 13, 15 e 16, que estariam supostamente envolvidos no caso.
Ainda segundo a Polícia Civil, a ordem judicial que determinou a apreensão dos suspeitos foi requerida pelo Ministério Público e expedida pelo Juízo da Vara da Infância e Juventude pelo prazo de 45 dias.
1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Poços de Caldas — Foto: Júlia Reis/g1
Por meio de nota enviada para a EPTV, afiliada Globo, a advogada da família da vítima informou que o menino é alvo de bullying desde o início deste ano pelos mesmos adolescentes.
Ainda de acordo com a nota, os pais foram informados sobre os fatos e vídeo uma semana após o ocorrido. Para a EPTV, a advogada afirmou que “nenhuma providência foi tomada pela instituição em relação aos fatos”.
Para o g1, a direção da escola afirmou que "o estudante nunca fez nenhum relato sobre sofrer bullying na unidade escolar". Com relação ao vídeo divulgado nas redes sociais, a direção disse que "fato não ocorreu na escola e sim no bairro onde eles [os envolvidos] residem".
Vídeos registraram ação
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um menino de 12 anos de idade sofrendo bullying de colegas de escola em Poços de Caldas (MG). O garoto foi obrigado a comer uma lesma e a beber água com cuspe. A Polícia Civil investiga o caso.
Segundo a polícia, a mãe do menino apresentou uma denúncia contra os fatos no dia 12 de novembro. Como envolvem menores, a investigação segue sob sigilo.
O caso aconteceu no dia 7 de novembro, mas só veio à tona depois que uma vizinha da família mostrou os vídeos feitos pelos próprios agressores para os familiares.
Nesses vídeos, o menino de 12 anos foi obrigado por colegas da escola a comer uma lesma e a beber água com cuspe. A vítima precisou ficar internada em um hospital e relatou que estava sendo perseguida, ameaçada e agredida pelos colegas.
Todos estudam em uma mesma escola, mas o caso aconteceu fora do horário escolar e fora da escola.
Polícia Civil investiga vídeos que mostram menino sendo obrigado a comer lesma e beber água com cuspe em Poços de Caldas
A EPTV procurou a unidade escolar e a diretora afirmou que quando tomou ciência do fato, repassou imediatamente para o responsável pelo estudante. Ainda segundo a diretora, não há registro de casos de bullying com esse estudante dentro da escola.
Já o Conselho Tutelar de Poços de Caldas informou que como se tratou de uma situação envolvendo infração, se configura como caso de polícia e cabe à polícia aplicar as medidas e os responsáveis responderem juridicamente por seus atos por meio de medidas socioeducativas.
Só após disso, conforme o Conselho Tutelar, a entidade será acionada para adotar as medidas de proteção necessárias a essa criança, que tem 12 anos.
O bullying é crime no Brasil, de acordo com a Lei 14.811/2024, sancionada em 15 de janeiro de 2024. A lei tipifica o bullying como crime no Código Penal, com pena de multa ou de reclusão de 2 a 4 anos, dependendo da gravidade da conduta.