Quatro produtores de café especial do Sul de Minas são premiados em concurso
Quatro produtores de café especial do Sul de Minas foram premiados na tarde de quarta-feira (11) em um concurso estadual de qualidade. Os cafeicultores que atingiram as maiores pontuações receberam os prêmios na sede da Emater, em Belo Horizonte (MG).
O concurso recebeu amostras das quatro macrorregiões cafeicultoras de Minas Gerais. O Sul de Minas enviou 345 amostras.
Na categoria café descascado, o vencedor foi Joaquim Adolfo Pinto Noronha, do município de Dom Viçoso (MG), com um café de 89,8 pontos. Outro produtor do município ficou em terceiro lugar na categoria: a amostra de café de Flávio Roberto Carvalho Ferraz atingiu uma pontuação de 82,2.
Na categoria natural, o vencedor do Sul de Minas foi Rubens Correia da Cunha Júnior, de Jacutinga (MG), com um café de 89,2. Na mesma categoria, o produtor de Lavras (MG) André Luiz Vieira ficou em segundo lugar com um café de 87,9 pontos.
Produtores do Sul de Minas são premiados em concurso estadual de cafés especiais — Foto: reprodução/EPTV
Para que um café seja considerado especial, é necessário atingir no mínimo 80 pontos dentro de parâmetros como aroma, aspecto, uniformidade e corpo. No concurso estadual, foram anunciados os vencedores em duas categorias: café natural e café descascado.
“A diferença entre os dois é o processo. Um sofre um descascamento, uma variação no processo de manuseio no terreiro que vai dar para eles uma diferença na cor. Já o natural passa para um processo bem mais tranquilo no terreiro, contando com os processos climáticos, ele vai ser seco ao sol e vai passar por processos menores”, explica a tutora do curso técnico em cafeicultura aqui do Centro de Excelência, Beatriz de Souza Pereira.
Quatro produtores de café especial do Sul de Minas são premiados em concurso estadual — Foto: Fábio Tito/g1