Infestação de escorpiões preocupa moradores de Lavras
A aparição de escorpiões tem preocupado moradores e autoridades em Lavras (MG). O caso mais recente resultou na internação de uma menina de 6 anos após ser picada. Na última semana, um garoto de 5 anos morreu devido ao veneno do animal.
De acordo com dados da Prefeitura de Lavras, neste ano, já foram 91 registros e 52 acidentes envolvendo escorpiões. Cinco deles foram com crianças entre 4 e 10 anos.
Vigilância Ambiental intensifica combate aos escorpiões em Lavras, MG — Foto: Reprodução/EPTV
Na terça-feira (10), o dia começou diferente na casa de Stella Assunção Silva Santos, moradora do bairro São Vicente. Atendendo a um pedido dela, agentes da vigilância ambiental realizaram uma inspeção completa na residência.
A atenção foi especial na área de serviço, no banheiro e no quarto onde, há uma semana, um escorpião foi encontrado. O animal picou a pequena Valentina, de apenas 6 anos, causando um grande susto na família.
"Ela, como de costume, ela subiu na escada para vim deitar e logo em seguida ela começou a gritar desesperadamente 'Mamãe, mamãe, me ajuda, mamãe tem um bicho muito grande, horroroso, não sei qual é'. Ela ficou em observação durante 72 horas e ela foi medicada, que ela estava sentindo muita dor", disse a mãe.
Inspeções e combate ao perigo no entorno das residências
De acordo com o protocolo da vigilância ambiental, em casos de aparições desses animais, é realizada uma vistoria detalhada tanto dentro quanto fora das residências.
Muitas vezes, o perigo está no entorno: terrenos com mato alto, entulhos acumulados e imóveis abandonados são ambientes ideais para escorpiões.
"O que a gente observa nessas visitas que tem muito terreno com mato alto, que tem muito entulho no entorno das residências e muita casa sem morador, onde as pessoas vão ali depositando resíduos, depositando lixo. E tudo isso serve para facilitar ou como abrigo para os escorpiões", destacou Márcia Maria de Paula, coordenadora da vigilância em saúde ambiental.
A realidade preocupa moradores do bairro. “Já encontrei na minha casa várias vezes e a gente matou. Pequeno, grande, apareceu dentro do banheiro. Muito terreno baldio e muita sujeira. Então assim, estamos passando por essa dificuldade aí”, lamentou Áurea Pereira, aposentada.
Maria Ferreira da Silva, dona de casa, relatou que também já se deparou com vários animais: “Aqui eu cultivo planta, mas eu tenho cuidado, eu sempre estou afastando os vasos, eu tenho muito cuidado na hora de estar mexendo com as plantas, porque eu tenho muito medo de escorpião também”.
Vigilância Ambiental intensifica combate aos escorpiões em Lavras, MG — Foto: Reprodução/EPTV
Casos alarmantes em Lavras
O aparecimento de escorpiões em Lavras tem gerado preocupação. O caso mais grave ocorreu há menos de 15 dias, quando um menino de 5 anos morreu após ser picado dentro do campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Segundo Gilberto Coelho, diretor de meio ambiente da instituição, estão sendo intensificadas as ações de limpeza no campus, além de mapeamentos para identificar as áreas com maior incidência do animal.
“Estamos intensificando a limpeza do campo e melhorando a limpeza de locais onde possa acontecer a reprodução desses animais. E também vamos começar agora o mapeamento das áreas de ocorrência para tentar fazer algumas estatísticas e definir locais onde mereçam ações mais pontuais”, afirmou.
A preocupação se estende a outros pontos da cidade. Em um vídeo gravado por um morador, pelo menos quatro escorpiões aparecem na parede do Cemitério São Miguel. A administração do local informou que medidas serão tomadas, incluindo uma dedetização já programada para a quinta-feira.
Moradores flagram escorpiões em muro de cemitério próximo a escola em Lavras — Foto: acervo pessoal