Estrada entre Varginha e Três Corações recebe asfalto
A Estrada da Flora, que conecta os municípios de Varginha e Três Corações, tem passado por um processo de asfaltamento. O trecho, que já era bastante utilizado, teve o fluxo de veículos significativamente ampliado após a implementação do pedágio na rodovia CMG-491, que liga as duas cidades.
De acordo com a Prefeitura de Varginha, cerca de 4 quilômetros da estrada receberão asfalto, abrangendo a área da Paradinha até a divisa entre os municípios.
Em entrevista à EPTV, afiliada TV Globo, o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo (Avante), destacou que o investimento, estimado em R$ 2 milhões, faz parte do plano de governo para melhorar as estradas vicinais da cidade.
“Essa estrada que da Flora também já asfaltamos um bom pedaço e restam aí quatro quilômetros. Esses quatro quilômetros vão ser feitos pelos funcionários da prefeitura e terá um custo de R$ 2 milhões, aproximadamente. Isso significa que a gente está fazendo o investimento nessa estrada em decorrência do escoamento da produção de café, hortifrutigranjeiros”, explicou.
Estrada da Flora recebe asfalto e reforço na sinalização devido ao aumento do fluxo de veículos por desvio de pedágio — Foto: Reprodução/EPTV
Além do asfaltamento, a prefeitura também está reforçando a sinalização da estrada, com a instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos para aumentar a segurança.
“Esse é o objetivo: sinalizar bem a estrada para dar segurança para a população. Lamentavelmente, vai aumentar esse fluxo em decorrência do pedágio, que realmente é um valor fora da curva”, comentou o prefeito.
A decisão de asfaltar esse trecho foi tomada em resposta ao aumento do fluxo de veículos, que se intensificou após a implementação do pedágio. O prefeito explicou que a estrada é um importante corredor para o escoamento da produção agrícola, o que justifica a necessidade de melhorias na infraestrutura para suportar o tráfego.
Estrada da Flora foi interditada temporariamente após tombamento de carreta em Três Corações, MG — Foto: Tarciso Silva / EPTV
Além do asfaltamento, o projeto inclui a ampliação da sinalização ao longo da estrada, especialmente em pontos críticos onde há grande circulação de caminhões e veículos de grande porte. A intenção é garantir a segurança dos motoristas e minimizar os riscos de acidentes, que já foram registrados na área devido ao aumento do fluxo de veículos.
Vérdi Lúcio Melo também mencionou que, após a conclusão do asfaltamento, o objetivo é discutir com o prefeito de Três Corações a possibilidade de expandir a infraestrutura até a Rodovia Fernão Dias, completando o trecho até a principal via de acesso à região.
“A sinalização vai ser reforçada, de qualidade, para que a gente possa nortear os motoristas e principalmente os caminhões carreta que infelizmente não tem como proibir. Agora a minha proposta é a gente vai sentar com o prefeito que vai assumir a prefeitura e discutir com o prefeito de Três Corações e de repente completar o que falta de asfalto até a Fernão Dias, que é um pedaço muito pequeno. Nós vamos praticamente na porta do bairro da Flora”, completou.