Por g1 Sul de Minas


Bombeiros combatem incêndios em cidades do Sul de Minas

Bombeiros combatem incêndios em cidades do Sul de Minas

O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e brigadistas estão combatendo incêndios que atingem o Sul de Minas. Queimadas de grandes proporções foram registradas na Serra do Paredão, em Santa Rita do Sapucaí, na Serra do Papagaio, em Baependi, e em Itajubá.

Incêndios queimam vegetações e áreas de serras no Sul de Minas — Foto: Corpo de Bombeiros e Redes Sociais

Serra do Paredão

Em Santa Rita do Sapucaí, o fogo atinge a região da Serra do Paredão. O incêndio está no seu 4º dia e as chamas chegaram até a reserva biológica na serra, entre São Sebastião da Bela Vista e Santa Rita do Sapucaí.

Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 260 hectares de área foram queimados. O vento e o terreno íngreme dificultam o trabalho dos militares.

Incêndio na Serra do Paredão, em Santa Rita do Sapucaí, MG — Foto: Corpo de Bombeiros

Nesta quarta-feira (11), equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros ficaram ilhadas por quase 3h por causa da nuvem de fumaça trazida pelas chamas, que encobriu a única estrada de acesso ao local. Os combatentes conseguiram sair assim que o vento mudou de direção.

Por segurança, o acesso às torres e a rampa de paraglider foi fechado. Os trabalhos foram retomados nesta quinta-feira (12).

Serra do Papagaio

Incêndio na Serra do Papagaio, em Baependi, MG — Foto: Redes sociais

O Instituto Estadual de Florestas informou que o incêndio na Serra do Papagaio, em Baependi (MG), continua nesta quinta-feira (12). Nesta quarta-feira (11), quatro novos focos de fogo surgiram na área.

Pelo menos 40 brigadistas trabalharam no local com o uso de seis veículos 4 x4, um caminhão pipa, um avião e um helicóptero para combate às chamas.

Os trabalhos de combate continuam nesta quinta-feira.

Incêndio no Bairro Estiva, em Itajubá

Em Itajubá, os bombeiros foram acionados para combater um incêndio no Bairro Estiva, nas proximidades do parque municipal, nesta quarta-feira (11).

Quando os militares chegaram ao local, se depararam com uma grande área tomada pelo fogo, com chamas de aproximadamente 1,5 metros de altura.

Incêndio no Bairro Estiva, em Itajubá — Foto: Corpo de Bombeiros

Para o combate às chamas, os bombeiros contaram com apoio de quatro funcionários da Prefeitura de Itajubá. Foram utilizados cerca de 8 mil litros de água e a área queimada foi de aproximadamente 18 hectares.

Ao anoitecer, os bombeiros fizeram o rescaldo antes de retornar ao pelotão. No local ficaram algumas chamas no interior da mata fechada, as quais serão monitoradas durante o decorrer do plantão.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!