O inverno, estação geralmente mais fria e seca do ano, terá temperaturas acima da média no Sul de Minas. Conforme a Climatempo, mesmo com o pontapé congelante, o veranico deve se estender até a segunda-feira (24) e a estação trará dias um pouco mais quentes que o de costume. Entenda abaixo. ❄️
"Vamos iniciar o inverno com período de temperatura acima da média. Então, de maneira geral, a gente deve ter, sim, um inverno caracterizado no Sul de Minas com temperaturas um pouco acima da sua da média normal do que é costumeiro para essa época do ano", analisa Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo.
Frio — Foto: Giuliano Gomes/PR Press
🏖️ Isso acontece porque passamos pelos chamados veranicos, períodos de mais de quatro dias quentes no inverno ou no outono. Ao longo desses dias, a temperatura fica acima de média e o tempo se mantém seco, com poucos registros de chuva. No Sul de Minas, essa condição deve seguir até segunda (24), deixando as temperaturas acima da normalidade.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante a nova estação as temperaturas tendem a permanecer acima da média em grande parte da região Sudeste.
🗻 Mesmo com a previsão, não se descarta a possibilidade de queda na temperatura média do ar devido à entrada de massas de ar frio em alguns dias, o que pode causar a formação de geadas em pontos isolados de regiões com altitude elevada.
Ainda durante a estação, em função das inversões térmicas no período da manhã, serão comuns as formações de nevoeiros e/ou névoa úmida, com redução de visibilidade, especialmente em estradas e aeroportos.
VEJA TAMBÉM
Meteorologista adianta como será o inverno, que começa nesta quinta-feira (20)
Como deve ser o inverno?
Depois de um outono de dias quentes e secos, o inverno será de temperaturas acima da média e pouca chuva. Segundo o Inmet, a nova estação iniciou às 17h51 de quinta-feira (20) e se estenderá até 22 de setembro.
"Teremos um inverno bem quente, assim como foi o outono. A tendência é de temperaturas acima da média nos três meses, especialmente com o Sudeste e Centro-Oeste com persistência de marcas acima do normal", analisa Vinícius Lucyrio, meteorologista da Climatempo.
Os meteorologistas destacam tendências para o clima nesta estação. Veja alguns dos principais pontos:
- ❄️ Boa parte do país deve ter temperaturas acima da média na maior parte do inverno, mas ondas de frio devem acontecer, algumas bem amplas.
- 🥵 Novas ondas de calor são bastante prováveis acontecerem no fim da estação. Os meses de agosto e setembro tendem a ter temperatura muito acima da média, o que indica a possibilidade de novas ondas de calor nesses meses.
- 🔥Com a irregularidade de chuvas durante o verão, além das altas temperaturas e do calor que se prolongou até o outono, o solo perdeu umidade mais rápido, o que favorece mais focos de queimadas do que o normal.
Apesar da expectativa ser de um inverno com médias de temperaturas mais altas, isso não significa que não teremos dias frios. Os meteorologistas pontuam que curtos períodos de frio devem acontecer, inclusive com maior variabilidade térmica do que o observado no ano passado.
Os mapas abaixo mostram as tendências para as temperaturas e para chuvas neste inverno:
As temperaturas atípicas são causadas pelo fenômeno El Niño, que consiste no aquecimento das águas do Oceano Pacífico e esteve em atividade desde 2023, terminando em junho.
🌡️ A partir de julho, o fenômeno La Niña começará a atuar — provocando efeitos opostos aos de El Niño, resfriando as águas do Pacífico. Isso deve causar a queda das temperaturas e o retorno das chuvas à região no final da estação.
Temperaturas devem ficar acima da média no inverno. — Foto: Arte g1/Kayan Albertin
🌧️ Conforme o Inmet, a redução das chuvas nesta época se deve à persistência de massas de ar seco, que ocasionam a diminuição da umidade relativa do ar, favorecendo o aumento da incidência de queimadas e doenças respiratórias.
"Nesse ano, a gente deve estar com uma transição saindo do El Niño, caminhando por um La Niña e consequentemente esse período de neutralidade deve deixar o clima do Brasil mais dentro do que a gente está acostumado a ver para esse período de inverno", completa o meteorologista da Climatempo, Guilherme Borges, em relação às chuvas.
O inverno deve ser um mês bastante seco em todo o país. — Foto: Arte g1/Kayan Albertin