Fotógrafo desaparecido na França é incluído na Difusão Amarela da Interpol — Foto: Divulgação/Interpol
O fotógrafo Flávio de Castro Sousa, que desapareceu na França em 26 de novembro, foi incluído nesta quarta-feira (4) na Difusão Amarela da Interpol a pedido da Polícia Federal do Brasil. Ele foi visto pela última vez em um apartamento de aluguel por temporada em Paris.
A lista contém nomes de pessoas desaparecidas ao redor do mundo e emite um alerta para as autoridades policiais dos países membros da organização internacional (entenda, abaixo, o sistema de classificação de avisos).
Nesta terça-feira (3), as malas do brasileiro foram abertas e vistoriadas por agentes, representantes da embaixada e conhecidos dele. No entanto, segundo a PF, nenhum elemento que pudesse contribuir com as buscas foi identificado.
De acordo com amigos e familiares de Flávio, o celular e o notebook dele também foram encontrados, mas não foi possível desbloqueá-los. Os equipamentos serão enviados ao Brasil para serem analisados.
Sistema de alertas
Criada em 1923, a Organização Internacional de Polícia Criminal, conhecida pelo acrônimo Interpol, facilita a cooperação policial e o controle do crime no mundo.
Os alertas emitidos pela instituição permitem que as forças policiais de 196 países membros compartilhem entre si informações relacionadas a determinadas investigações.
Os avisos, também chamados de "difusões", são classificados a partir de um sistema de cores e têm finalidades diferentes. São eles:
- 🔴 Red Notice (Difusão Vermelha): Aviso para buscar a prisão ou detenção provisória de pessoas procuradas com vista à extradição;
- 🟡 Yellow Notice (Difusão Amarela): Aviso para ajudar a localizar pessoas desaparecidas, muitas vezes menores de idade, ou para ajudar a encontrar pessoas que são incapazes de se identificar;
- 🔵 Blue Notice (Difusão Azul): Aviso para localizar, identificar ou obter informações sobre uma pessoa de interesse em uma investigação criminal;
- ⚫ Black Notice (Difusão Preta): Aviso para buscar informações sobre corpos não identificados;
- 🟢 Green Notice (Difusão Verde): Aviso para alertar sobre atividades criminosas de uma pessoa, caso ela seja considerada uma possível ameaça à segurança pública;
- 🟠 Orange Notice (Difusão Laranja): Aviso para alertar sobre um evento, uma pessoa, um objeto ou um processo que representa uma ameaça iminente e perigo para pessoas ou bens;
- 🟣 Purple Notice (Difusão Roxa): Aviso para fornecer informações sobre modus operandi, objetos, dispositivos e métodos de ocultação utilizados pelos criminosos.
Muito além do 'alerta vermelho' - conheça todas as difusões da Interpol. — Foto: Juan Silva/g1
Há, ainda, um aviso especial do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) para indivíduos e entidades que estão sujeitos a sanções da Organização Nacional das Nações Unidas (ONU).
Fotógrafo desaparecido
Desaparecimento de fotógrafo brasileiro na França mobiliza autoridade dos dois países
Morador de Belo Horizonte, Flávio de Castro Souza chegou à capital francesa no início do mês passado e tinha uma passagem de volta ao Brasil para a mesma data em que sumiu. O fotógrafo vai com frequência ao país europeu a trabalho.
O brasileiro foi visto pela última vez em um apartamento de aluguel por temporada na Rue des Reculettes, em Paris. Apesar de o check-in para o voo de retorno ter sido feito na companhia aérea, ele não embarcou.
Em uma troca de mensagens antes de sumir, o brasileiro disse a um amigo francês:
"Caí em uma ilha do rio Sena e fiquei lá por três horas, talvez mais. Comecei a gritar até um senhor me escutar e chamar os bombeiros".
Troca de mensagens entre brasileiro desaparecido na França e um amigo — Foto: Reprodução/TV Globo
"O problema é que meu voo para o Brasil sai daqui a algumas horas e fiquei preso no hospital até que um médico venha me examinar".
Flávio de Castro Sousa, de 36 anos, desaparecido desde 26 de novembro — Foto: Arquivo pessoal
LEIA TAMBÉM: