Por Fernando Zuba, Júlio César Santos, TV Globo — Belo Horizonte


Influenciadores são alvos de operação da Polícia Civil contra rifas ilegais na internet

Influenciadores são alvos de operação da Polícia Civil contra rifas ilegais na internet

Um influenciador digital de Belo Horizonte foi alvo de um mandado de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (20). O suspeito, conhecido como Nelio Dgrazi, tem mais de 1,3 milhão de seguidores nas redes sociais.

A operação, deflagrada pela Polícia Civil do Paraná, visa influenciadores que fazem rifas de veículos e valores em dinheiro.

O Ministério da Fazenda afirma que venda de rifas são proibidas no Brasil, exceto as que são realizadas por entidades beneficentes (entenda mais abaixo).

Outros cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos, em Rio Branco do Sul (PR), Itapema (SC) e Balneário Camboriú (SC). Em Belo Horizonte, a Polícia Civil de Minas Gerais participou da ação.

Nélio Dgrazi com carro de luxo — Foto: Instagram/ Reprodução

A Justiça também autorizou o bloqueio de aproximadamente R$ 25 milhões na conta dos investigados, valor obtido por meio de rifas em 2023, e o sequestro de sete veículos de luxo em nome deles.

Nas redes sociais, Nelio Dgrazi costuma publicar vídeos com manobras feitas com carros de luxo. Ele também divulga sorteios de veículos.

O g1 não conseguiu contato com a defesa do influenciador. Nas redes sociais, Nelio Dgrazi disse que nunca escondeu nada, está colaborando com as investigações e sempre apresentou os ganhadores dos prêmios que sorteou.

"Qualquer ganhador, desde o primeiro dia que eu abri esse Instagram, para fazer qualquer coisa, seja sorteio ou grátis, até minha última rifa até o momento, está fixado, marcado e com a localização onde os prêmios foram entregues. Eu nunca tirei, nunca apaguei, está lá para quem quiser conferir. [...] Mais de 97% do prêmios foram entregues pessoalmente por mim", afirmou.

Veja em que situações a venda de rifa pode ser realizada no Brasil

O Ministério da Fazenda explicou em quais ocasiões e quais entidades estão permitidas a fazer sorteios de rifas. Veja abaixo:

  • Rifas são ilegais?

De acordo com o Ministério da Fazenda, as rifas são proibidas no Brasil. Entende-se como rifas sorteios com a venda de bilhetes numerados, ao estilo da Loteria Federal.

  • Quem pode fazer sorteios de rifas?

A única forma de sorteio com venda de bilhetes permitida no país é a realizada por entidades beneficentes.

  • Quem autoriza o sorteio de rifas?

O sorteio de rifas de entidades beneficentes foi autorizado pela Lei 5.768/1971 e regulada pelo Decreto 70.951/1972. A venda de rifas deve ser autorizada pelo Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria de Prêmios e Apostas.

  • Como fazer um pedido de autorização de venda de rifas?

A entidade beneficente deve encaminhar o pedido de autorização por meio do Sistema de Controle de Promoções Comerciais (SCPC), um sistema gerenciado pelo Ministério da Fazenda e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O Ministério da Fazenda ainda reforçou que as regras para as organizações sem fins lucrativos precisam apresentar documentação, regulamento do sorteio e pagar uma taxa de autorização.

Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!