Moradores de Congonhas estão preocupados com nuvem de poeira
É só o tempo ficar mais seco que os moradores de Congonhas, na Região Central de Minas Gerais já sabem: uma nuvem de poeira invade a cidade. No último sábado (27), alguns bairros chegaram a ficar encobertos. Morador da cidade há mais de 50 anos, o técnico em mecânica aposentado Sandoval de Souza Pinto Filho fez imagens e as enviou para a TV Globo.
As imagens feitas por Sandoval mostram que a poeira suja móveis, roupas. O problema vem da mineração, que é intensa na cidade. Desde 2008 os moradores sentem o incomodo. Eles dizem que dura o ano inteiro, mas fica pior nesta época do ano. A grande preocupação é com a saúde.
Nuvem de poeira em Congonhas: moradores estão preocupados — Foto: Reprodução / TV Globo
Para tentar entender o problema e propor soluções, a Prefeitura de Congonhas começou, há cerca de dois meses, uma pesquisa sobre a atividade mineradora na cidade. Um dos itens do estudo foi o transporte do minério de ferro, e uma das conclusões foi que os locais mais próximos das rodoviais são os que mais sofrem com a poeira.
Neylor Aarão, secretário de meio ambiente de Congonhas, disse que os parâmetros podem até estar dentro do que está na legislação, mas não são bons para a saúde.
Além dos transtornos e da preocupação com a saúde, há o medo de a poeira prejudicar também um patrimônio histórico do nosso estado: os profetas de Aleijadinho. O secretário não tem certeza se a poeira afeta e que, por isso, é preciso preventivamente.
A prefeitura diz que já acionou o Ministério Público, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a Fundação Estadual do Meio Ambiente para tentar resolver o problema. O objetivo é cobrar providências das mineradoras que atuam no município, para que patrimônio e população sejam preservados.
O que dizem os envolvidos
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente informou que existem sete estações que monitoram a qualidade do ar na cidade. Ainda segundo a pasta, uma equipe da Feam vai fazer uma nova fiscalização em Congonhas nesta sexta-feira (3).
A Vale informou que as estações de monitoramento de qualidade do ar registraram dados dentro dos padrões legais nesse fim de semana e que os controles operacionais para redução de material particulado estão funcionando normalmente.
A TV Globo pediu uma posição para a Mineradora CSN, que também atua na região, mas não recebeu resposta.