Um fazendeiro de 60 anos foi preso e multado em quase R$ 180 mil por abate irregular de suínos em Abaeté, na terça-feira (24). A ação da Polícia Militar de Meio Ambiente ocorreu após uma requisição do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Na fazenda do idoso, a PM Ambiental constatou que 12 suínos foram abatidos sem licença ambiental. Além disso, sangue e urina dos animais foram descartados diretamente no solo, percorrendo uma valeta natural e provocando degradação ambiental na área.
O fazendeiro foi autuado administrativamente no valor de 33.750 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemg), correspondentes a R$ 178.189,87.
As atividades de abate foram imediatamente suspensas, e os policiais apreenderam 12 animais já abatidos, segundo a polícia. Devido às condições sanitárias inadequadas, os suínos foram considerados impróprios para consumo humano e descartados no pátio de resíduos sólidos de Abaeté.
Outros cinco animais vivos foram deixados sob a responsabilidade do fazendeiro, que foi nomeado depositário necessário até decisão dos órgãos competentes.
Os policiais também acionaram o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que informou não ter condições de comparecer ao local no momento, mas vai analisar o caso posteriormente e adotará as providências necessárias.
O fazendeiro foi preso em flagrante e encaminhado ao plantão da Delegacia de Polícia Civil de Bom Despacho, onde um inquérito policial foi instaurado para apurar o caso.
Aviso do g1 sobre imagem forte — Foto: Arte/g1
Abate irregular de suínos em fazenda em Abaeté — Foto: PM Meio Ambiente/Divulgação