Por g1 Centro-Oeste de Minas — Divinópolis


Você viu g1 Centro-Oeste de MG 7 a 13 de dezembro de 2024 — Foto: g1

Olá! Confira o que foi destaque no g1 nesta semana.

Justiça determina assistência a moradores após deslizamento de rejeitos em mina em MG

Justiça determina assistência a moradores após deslizamento de rejeitos em mina em MG

No dia 7 de dezembro, houve um deslizamento em uma pilha de rejeitos da mina de ouro Turmalina, localizada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará. No dia 11, houve um novo deslizamento na parte superior da pilha de rejeitos.

Até o dia 12, mais de 250 pessoas foram retiradas do local, segundo a empresa Jaguar Mining, responsável pela mina. A grande maioria está em hotéis da região e outras se encaminharam a casas de parentes. O número de imóveis desocupados é de 162, sendo sete atingidos pelo deslizamento.

Ainda de acordo com a mineradora, as obras de contenção estão avançando.

"A construção do dique de contenção está dentro do cronograma previsto e a base da estrutura está finalizada. Duas estruturas de retenção de sedimentos também já estão prontas. Uma terceira está em construção. Quatro georradares estão monitorando eventuais movimentações da pilha. Um quinto equipamento está em fase de instalação".

Advogado de Divinópolis usa canção de Milton Nascimento em defesa de cliente

Advogado de Divinópolis usa canção de Milton Nascimento em defesa de cliente

Durante a defesa de um cliente com deficiência motora, filho de um juiz aposentado, o advogado de Divinópolis, Farlandes Guimarães, utilizou versos da canção "Paula e Bebeto", de Milton Nascimento e Caetano Veloso, para reforçar que o amor e a dignidade não podem ser impedidos por razões jurídicas. Veja o vídeo acima.

O Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais (Ipsemg) questionava o direito do beneficiário à pensão sob a alegação de que o casamento inviabilizaria o pagamento.

"Qualquer maneira de amor vale aquela
Qualquer maneira de amor vale amar".

Farlandes argumentou que o casamento não alterava a condição de incapacidade do cliente nem infringia qualquer norma legal, e destacou que impor tal restrição seria privar o cliente de afeto e felicidade.

A tese foi aceita, e a Justiça determinou que o benefício fosse concedido desde o requerimento, feito em 2013.

“Parafraseando Milton, acredito que qualquer maneira de amor vale a pena, inclusive no contexto jurídico", disse o advogado.

Padre sobrevive a queda de carro em ponte na BR-262, em Pará de Minas

Padre sobrevive a queda de carro em ponte na BR-262, em Pará de Minas

O padre Adelmo Sérgio Gomes, de 59 anos, sobreviveu a um grave acidente após cochilar ao volante e cair de uma ponte com mais de 20 metros de altura na BR-262. Ele conseguiu sair sozinho do carro, escalar um barranco e buscar ajuda na rodovia.

Adelmo dirigia de volta do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, quando perdeu o controle do veículo em Pará de Minas.

Após a queda, ele subiu o barranco até a margem da estrada e tentou pedir socorro aos motoristas, mas ninguém parou. Ele, então, ligou para um amigo, que o levou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Apesar da gravidade do acidente, o padre sofreu apenas fraturas no braço e nas costelas.

Adelmo, que é pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Pará de Minas, é devoto fervoroso de padre Libério e trabalha na divulgação do processo de beatificação e canonização do religioso que foi importante para a região Centro-Oeste de Minas.

“Pela gravidade do acidente, eu atribuo à intercessão do Padre Libério. Ainda preciso viver para trabalhar mais pela causa dele. Foi grave, mas as consequências foram mínimas. Estou tomando remédio para a dor e estou bem, graças a Deus e graças ao padre Libério”, declarou o sacerdote.

📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!