Cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios - Foto Ilustrativa — Foto: Ana Clara Pontes/g1
A campanha 'Papai Noel dos Correios' de 2024 já começou. A ação, que consiste em adotar uma cartinha para presentear uma criança, encontra-se na fase de apadrinhamento em Divinópolis, Carmo da Mata, Bambuí, Pitangui e Nova Serrana.
Os interessados devem acessar o site dos Correios para escolher qual pedido querem atender ou comparecer a uma das agências franqueadas até 9 de dezembro.
Os presentes serão entregues para as crianças no dia 20 de dezembro.
Confira o endereço das agências das cidades participantes:
Bambuí
- Praça Mozart Torres, 138 - Centro.
Carmo da Mata
- Rua Dezessete de Dezembro, 58 - Centro.
Divinópolis
- AV. Antônio Olímpio de Morais, 687- Centro;
- Rua Moacir José Leite, 100 - Loja 149 - Bom Pasto.
Pitangui
- Rua Coronel José Saldanha, 50 -Centro.
Nova Serrana
- Rua Antônio Martins, 140 - Centro.
Conheça a campanha
Há 35 anos, os empregados dos Correios, comovidos com as cartinhas em letrinhas recém-aprendidas ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam até a empresa, decidiram tirar esses sonhos do papel. Nascia aí uma das campanhas de solidariedade mais queridas do país: o Papai Noel dos Correios.
Quem pode enviar os pedidos?
- Cartas manuscritas de crianças em situação de vulnerabilidade social;
- Cartas de crianças de até 10 anos;
- Crianças com Deficiência (PCD) independentemente de idade;
- Cartas de crianças de escolas da rede pública de ensino, escolhidas pela Secretaria de Educação Estadual e/ou Municipal, que estão na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental até o 5º ano;
- Apenas uma carta por criança.
Em 2023, pela primeira vez, a campanha atendeu 100% dos pedidos das crianças. Foram 270 mil cartinhas adotadas, sendo cerca de 210 mil adotadas por pessoas físicas e 60 mil por meio de adoções realizadas por mais de 200 parceiros. Como empresas e órgãos públicos em todo o Brasil.
Adoção de cartas
Podem adotar cartinhas pessoas físicas, empresas e órgãos públicos. A quantidade limite para seleção digital é de 50 cartas. Para uma quantidade maior é só entrar no site da campanha. O padrinho é responsável pelos presentes.
É importante saber que no caso de desistência e não devolver a carta, uma criança deixa de ser adotada e não vai receber o presente.
Para devolver a carta é só acessar a aba conta, depois (minhas cartas) e selecionar a opção devolver, que fica abaixo da imagem da carta. Os Correios permitem a troca e o cancelamento das cartas.
Os dados das crianças não são divulgados por questão de segurança e recomendação do Governo Federal. Por isso não é possível se comunicar com os atendimentos através do presente.
Entrega dos presentes
A entrega dos presentes deve ser realizada apenas nas agências participantes e locais definidos pelos Correios. Outros detalhes clique aqui.
Recomendações para o envio:
- Caso o brinquedo seja frágil: acondicione-o adequadamente, utilizando caixa, e escreva 'frágil' no pacote;
- Bicicletas devem ser entregues, preferencialmente, em caixas;
- Para identificação do presente, colocar o cabeçalho da carta no presente com o campo reservado ao padrinho devidamente preenchido. O número da carta na embalagem dos presentes identificará a carta adotada.
Começa a campanha Papai Noel dos Correios em MG