Por g1 Centro-Oeste de Minas — Divinópolis


Hospital Regional de Divinópolis — Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

O Hospital Regional Divino Espírito Santo, em Divinópolis, cujas obras estão paradas há mais de 10 anos, será doado à Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema (Novo) e o secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti.

A decisão ocorreu após reunião realizada nesta terça-feira (21), em Brasília, entre os Ministérios da Saúde e Educação. A expectativa é que a unidade seja entregue à universidade em até dois anos.

Além de Hospital Regional, a unidade também será um Hospital Universitário com todos os equipamentos garantidos para a formação dos novos médicos e trabalhadores da saúde que são graduandos na instituição.

"Esse hospital, em vez de uma instituição filantrópica, como era originalmente previsto pela Secretaria de Saúde, será doado para a Universidade Federal de São João Del Rey, totalmente equipado. A universidade irá administrá-lo como um hospital universitário, atraindo profissionais, formando profissionais e fortalecendo ainda mais a saúde de Divinópolis e região", destacou o governador.

Conforme a Prefeitura de Divinópolis, no ano passado, a diretoria da UFSJ procurou o Executivo para iniciar as tratativas de tornar o Hospital Regional um hospital-escola. Em outubro de 2023, O Executivo assinou a manifestação de interesse da parceria.

A reunião desta terça contou com a participação do prefeito Gleidson Azevedo, do secretário de Estado de Saúde, Fabio Baccheretti; do governador Romeu Zema; do ministro da Educação, Camilo Santana, e do ex-ministro da Saúde e presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro.

📲 Siga as redes sociais do g1 Centro-Oeste MG: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Centro-Oeste MG

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!