Por Vanessa Pires, G1 Centro-Oeste de Minas e MG1


Buscas são feitas após cabeça d'água atingir cachoeira em Capitólio; duas jovens foram encontradas mortas — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

As duas turistas encontradas mortas em Capitólio, após uma cabeça d’água atingir a Cachoeira de Cascatinha neste sábado (2), são de Oliveira.

Após o acidente, os corpos foram levados para uma funerária no município de Alpinópolis, no Sul de Minas, e as identidades confirmadas pelo Instituto Médico Legal (IML) em Passos e pela Polícia Civil.

Elayla Chaga Resende Corrêa, de 24 anos, e Helen Cristina Santos de Oliveira, de 27, morreram no local e outras 15 pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros de Piumhi e Passos.

Testemunhas disseram que uma ou duas pessoas continuam desaparecidas nas águas da represa de Furnas e os militares retomaram as buscas neste domingo (3) com mergulhadores e de forma aérea pelo helicóptero Arcanjo.

Resgates

Buscas são feitas pelos bombeiros pela terra e pelo ar, com o helicóptero Arcanjo — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

O Corpo de Bombeiros atualizou as informações sobre as vítimas. Ao todo, 16 turistas foram socorridos com vida após o fato e muitos estavam ilhados. Destes, 11 foram retirados pelo helicóptero Arcanjo, sendo uma pessoa ferida e socorrida para Santa Casa de Passos com fratura nas pernas. Outras cinco vítimas foram salvas por equipes em terra.

Já as duas jovens morreram após cair no poço dos Cânions, no lago de Furnas. Uma estava ilhada e outra submersa.

Ocorrência

Cabeça d'água arrasta banhistas e deixa dois mortos nos cânions de Furnas em MG

Cabeça d'água arrasta banhistas e deixa dois mortos nos cânions de Furnas em MG

A Marinha do Brasil esclareceu que foi informada pelo Corpo de Bombeiros sobre a ocorrência registrada em Capitólio, por volta das 14h. A informação foi recebida pelo Comando do 1° Distrito Naval.

Segundo os órgãos oficiais, neste sábado (2), uma cabeça d'água atingiu o complexo de cachoeiras na região conhecida como Cascatinha, que deságua no Lago de Furnas, um dos principais pontos turísticos da região, no município de São João Batista do Glória.

Imagens feitas pelo drone de um turista que estava no local mostram o momento da ocorrência e água arrastando o que aparentemente seriam pessoas.

Muitas conseguem sair correndo para as pedras. Outras imagens também mostram turistas ilhados sobre pedras no complexo de cachoeiras (veja acima).

A equipe de inspeção naval da Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas) foi ao local, onde os bombeiros faziam o resgate das vítimas. Perícias da Polícia Civil também compareceram.

Cabeça d'água

Diferente do fenômeno conhecido como tromba d’água, que é um tornado que acontece tanto na água salgada quanto na água doce, a cabeça d’água acontece depois de uma chuva forte que aumenta o nível do rio e provoca enxurrada por conta do fluxo de água

Bombeiros resgatam turistas após cabeça d’água em Capitólio; dois morreram

Bombeiros resgatam turistas após cabeça d’água em Capitólio; dois morreram

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!