Por Poliana Casemiro, g1


Onda de calor deve persistir ao menos até sexta-feira (17), segundo o Inmet — Foto: Reprodução/Inmet

O domingo (12) foi de calor intenso na maior parte do Brasil. As altas temperaturas são resultado de uma onda de calor que fez com os termômetros chegasse aos 40°C em várias cidades.

Segundo os meteorologistas, a onda de calor é comum com a aproximação do verão, mas foi intensificada pelo El Niño -- fenômeno que aquece as águas dos oceanos. Por essa razão, é uma mais intensas já vistas.

De acordo com os termômetros do Inmet, as temperaturas mais altas registradas foram em cidades no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Já no levantamento das capitais, a maior máxima foi registrada no Rio de Janeiro (RJ), que registrou 40,4°C; seguida por Cuiabá (MT), com 39,6°C e Teresina (PI) com 38,9°C.

A previsão do Inmet é que as altas temperaturas continuem até, pelo menos, o fim desta semana e que os termômetros em várias cidades continuem acima dos 40°C.

Previsão do tempo: calor predomina no país; Sul com chuvas

Previsão do tempo: calor predomina no país; Sul com chuvas

Alerta de risco à saúde

O Inmet emitiu um alerta para 14 estados e Distrito Federal sobre riscos à saúde. Os alertas se concentram nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas também alcançam estados do Norte e do Sul do país.

🔥 As temperaturas devem ficar pelo menos 5ºC acima da média em boa parte dos estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

O Inmet explica que os alertas de perigo exigem atenção sobre condições meteorológicas e riscos que possam ser inevitáveis. Já os alertas de grande perigo se referem a situações em que estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com riscos para a integridade física.

Veja a classificação do alerta na sua região:

  • Alerta de grande perigo: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do SUl, Minas Gerais, Rondônia e São Paulo
  • Alerta de perigo: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!