07/11/2014 17h54 - Atualizado em 07/11/2014 17h54

Mais de 700 detentos em Mato Grosso se inscreveram para o Enem 2014

Provas serão nos dias 9 e 10 de dezembro em cada unidade penitenciária.
Ao todo, 716 presos vão participar do Enem, número maior do que em 2013.

Do G1 MT

Em Mato Grosso, 716 reeducandos se inscreveram para o Enem 2014 na modalidade para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). No estado 24 unidades do sistema penitenciário firmaram um termo de adesão, responsabilidades e compromissos junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Diferente do Enem regular, as provas devem ser aplicadas nos dias 9 e 10 de dezembro nas penitenciárias, presídios, cadeias públicas e socioeducativos.

As inscrições do Enem PPL foram feitas pela internet e cabe à diretoria de cada unidade penitenciária fazer o acompanhamento, como distribuição de salas para as provas e divulgação dos resultados de cada inscrito. O exame busca oferecer aos recuperandos a oportunidade de certificação do ensino médio e o acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

“O objetivo do Inep é garantir o direito de participação dos recuperandos aos exames e seus resultados, permitindo que a educação funcione como instrumento de reinserção social e de cidadania”, explicou o coronel da Polícia Militar, Clarindo Alves Castro.

A aplicação do Enem para recuperandos envolve, além das instituições aplicadoras, a parceria de diversos órgãos da administração pública, Correios e outros colaboradores. Cada unidade deve disponibilizar as condições mínimas de segurança de todos os colaboradores envolvidos na aplicação do exame.

No Enem 2013, pelo menos 370 detentos se inscreveram em Mato Grosso. No estado, atualmente há 15 condenados frequentando a faculdade na modalidade à distância e presencial.

Os presos que se inscreveram e devem participar do Enem PPL 2014 estão nas unidades de: Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, Alto Araguaia, Arenápolis, Sinop, Barra do Garças, Água Boa, Campo Novo do Parecis, Diamantino, Juara, Nortelândia, Nova Xavantina, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leveger, Sorriso e Várzea Grande. Em de Cáceres, Sinop e Tangará da Serra as unidades femininas também têm inscritas. A capital conta com a participação do Centro de Ressocialização de Cuiabá, antigo Carumbé, e da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May.

veja também