07/01/2015 18h50 - Atualizado em 07/01/2015 18h50

Vazio sanitário da soja passa a ter 122 dias em Mato Grosso

Novo período foi determinado por instrução normativa.
Vazio sanitário passa a valer de 1º de junho a 30 de setembro.

Amanda SampaioDo G1 MT

Novo período do vazio sanitário da soja em MT passa a ser de 1º de junho a 30 de setembro (Foto: Reprodução/TVCA)Novo período do vazio sanitário da soja em MT passa
a ser de 1º de junho a 30 de setembro.
(Foto: Reprodução/TVCA)

O período do vazio sanitário para a cultura da soja em Mato Grosso passará a ser de 1º de junho a 30 de setembro, totalizando 122 dias. O novo prazo foi estabelecido pela Instrução Normativa conjunta Sedraf/Indea-MT nº 011/2014, publicada no dia 30 de dezembro no Diário Oficial do estado.

Para a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), o adiamento da data de início do plantio de soja pode facilitar o controle da doença, já que as lavouras estarão em fases semelhantes. “A concentração da semeadura faz com que o inóculo da doença seja menor, não vai se disseminar tão fácil. Com o controle vamos preservar mais os produtos defensivos de diferentes modos de ação”, diz Franciele Dal´Maso, analista da Aprosoja.

Até setembro do ano passado, o vazio sanitário tinha duração de 90 dias, de 15 de junho a 15 de setembro, período cujo início foi alterado pela Instrução Normativa nº 007/2014 para 1º de maio, passando a ter 137 dias. Na época, o período do vazio sanitário foi alterado a pedido da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do estado de Mato Grosso.

A IN 007/2014 não proibia, mas acabou restringindo o período do cultivo de soja safrinha no estado, visando um maior controle da ferrugem asiática.

O coordenador da Comissão, Wanderley Dias Guerra, acredita que o novo período determinado pela a Instrução Normativa de dezembro colocará em risco as lavouras de soja na somente de Mato Grosso, mas do país. “De acordo com a definição da Comissão, deveria-se restringir o plantio de soja sobre soja. Hoje há cerca de cinco produtos que são usados com frequência pelos produtores do estado, com isso, vamos pressionar em dobro a seleção dos fungos resistentes e a tendência é a eficiência dos produtos acabar logo”, afirma.

Shopping
    busca de produtoscompare preços de