11/08/2014 19h18 - Atualizado em 12/08/2014 11h34

Produtores discutem em evento qualidade da pluma do algodão em MT

Encontro é realizado nessa sexta-feira (22) em Cuiabá.
Futuro da qualidade da fibra no mundo é um dos temas de palestra.

Do G1 MT

Primeiros resultados de nova tecnologia Bollgard II RR Flex começam ser mensurados. (Foto: Leandro J. Nascimento/G1)(Foto: Leandro J. Nascimento/G1)

Produtores de algodão de Mato Grosso discutirão a qualidade da fibra no estado durante encontro nesta sexta-feira (22) em Cuiabá. O evento conta com a presença do professor Eric Hequet, da Texas Tech University, que falará sobre o cenário atual e futuro da qualidade de fibra no mundo, assim como suas implicações para a cotonicultura.

O II Workshop do Algodão faz parte do Programa de Qualidade da Fibra do Algodão no Estado de Mato Grosso e é realizado pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), em conjunto com o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt). O encontro é voltado para integrantes da cadeia produtiva do algodão, como produtores, gerentes de fazenda e algodoeiras, classificadores de algodão e engenheiros têxteis.

A abertura do workshop começa às 8h30, segue com a palestra de Eric Hequet às 9h. Em sequência, haverá três apresentações sobre a “Qualidade da Fibra de Mato Grosso” às 10h40, 11h40 e 12h. A programação retorna às 14h com a apresentação do “Programa de Qualidade do Algodão da Abrapa” e segue à tarde com mais quatro palestras.

Para o presidente da Ampa, Milton Garbugio, o objetivo do encontro é de situar os envolvidos na cadeia produtiva da fibra no mercado atual. "A preocupação com a qualidade da fibra produzida em Mato Grosso acompanha os produtores associados à Ampa há muito tempo e foi um fator determinante para que conquistássemos o respeito de consumidores de outros estados brasileiros e de outros países. Mas o conceito de qualidade evolui constantemente, por isso é tão importante estarmos sempre em busca de conhecimento e atualização", diz.

Mato Grosso é responsável por 50% da produção da pluma brasileira e 50% das exportações do país. Segundo estimativa da Ampa, o estado possui hoje 649 mil hectares cultivados com a planta, onde devem ser colhidas cerca de 975 mil toneladas de pluma de algodão.

Shopping
    busca de produtoscompare preços de