Paliteiro e biblioteca da UFMS em Campo Grande — Foto: Fernando da Mata/G1 MS
De volta a partir de 2018, o vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) será realizado no dia 21 de janeiro, conforme nota publicada no site da instituição na sexta-feira (10).
A prova terá 60 questões objetivas, sendo 15 questões de cada uma das áreas de conhecimento. Na nota publicada no site da UFMS, o pró-reitor de Graduação, professor Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho, explicou que, após o resultado, será feita uma média entre a nota do vestibular, que vai representar 80%, e a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será de 20%. “A nota da redação será a mesma do Enem”, destacou o pró-reitor.
Mudanças na forma de ingresso nos cursos de graduação foram aprovadas pela instituição em outubro, com objetivo de diminuir as desistências. A partir de 2018, a UFMS vai disponibilizar 30% de suas vagas para o vestibular e 70% via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Outra forma de ingresso aprovada foi o Passe. Nesse caso, o candidato será avaliado em três etapas consecutivas, ao final de cada ano do ensino médio. A primeira avaliação também será realizada no início de 2018, pelos alunos que tiverem concluído o 1º ano do ensino médio em 2017. Conforme o pró-reitor de Graduação, essa modalidade de ingresso só será concluída em 2020, após a média das notas dos três anos do ensino médio, e vai abranger 20% das vagas.
Com isso, em 2020, o Passe terá 20% das vagas de ingresso na UFMS, o vestibular, 30% e o Sisu, 50%.
Segundo a instituição, apesar da mudança nas formas de ingresso, a UFMS vai continuar utilizando as notas do Enem, tanto nas redações, como nas demais provas, com pesos diferenciados.
Hoje, a UFMS possui 113 cursos de graduação, distribuídos em nove campus, e conta com cerca de 20 mil alunos.