Por TV Mirante e g1 MA — São Luís


Como nada foi feito para conter o avanço das voçorocas, no munícipio se formou 26 crateras gigantes, algumas delas chegando a medir 600 metros de extensão e 80 metros de profundidade. — Foto: Reprodução/TV Mirante

Com as fortes chuvas que acontecem em diversos municípios do Maranhão, o fenômeno das voçorocas se intensificaram, em Buriticupu, a cerca de 400 km de São Luís. Com isso, novas erosões avançam sem controle sobre ruas e casas, formando crateras que chegam a 80 metros de profundidade.

Segundo especialistas, as crateras se formaram pela força da água das chuvas, atingindo o lençol freático e ocasionando a formação do fenômeno. Como nada foi feito para conter, no munícipio se formaram 26 crateras gigantes, algumas delas chegando a medir 600 metros de extensão e 80 metros de profundidade.

Voçorocas voltam a engolir casas e amedrontar moradores em Buriticupu

Voçorocas voltam a engolir casas e amedrontar moradores em Buriticupu

Como as fortes chuvas continuam, as voçorocas crescem ainda mais. Diante do perigo, Deusamar e a mãe dela, de 80 anos, se encontram cercadas pelo medo de que algo pior possa acontecer. A casa delas está localizada a 6 metros de uma das crateras.

“É muito perigoso, né? A gente mora aqui perto desse buraco. De noite a gente não dorme, tanto eu, quanto minha mãe […] qualquer hora eu tenho medo de desabar isso aí”, afirma Deusamar.

Em 10 anos, 53 casas foram engolidas pelas crateras, sendo 3 só este ano. Com isso, muitas famílias estão abandonando os imóveis. Benedito, um dos moradores da região, deixou a casa no início desse mês, depois que uma cratera ficou a menos de 5 metros da sua casa. “Depois que eu saí, do início do mês pra cá, o buraco aumento demais”, afirma.

Morador aponta avanço de voçoroca sobre casas em Buriticupu

Morador aponta avanço de voçoroca sobre casas em Buriticupu

Com o avanço das erosões, cerca de 180 famílias estão na área de risco. Esse ano, o município já recebeu 3 milhões para a construção de 89 habitações para famílias desabrigadas no ano passado. Para prestar assistência aos desalojados, o prefeito da cidade, João Carlos, afirma que a construção das habitações serão feitas em breve

“O município de Buriticupu já realizou todo o processo de licitação, emitiu a ordem de serviço a empresa. Acredito que na próxima semana esses serviços já vão ser realizados, para contemplar as 89 famílias que já foram atingidas", diz o prefeito.

O que é uma voçoroca

As voçorocas são o nome científico do fenômeno erosivo que atinge o lençol freático e Buriticupu tem uma das maiores concentrações do fenômeno no país.

De acordo com o departamento de Geociência da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a universidade alertou as autoridades, por meio da publicação de artigos em revistas, sobre o problema. Para ele, faltou planejamento no modelo de urbanização e ação para combater o avanço das crateras em Buriticupu.

"Poderia ter sido feito, antes que eles surgissem, deveria ter tido um planejamento adequado para a cidade, e, posteriormente, um planejamento adequado para a cidade. Surgiu um problema, vamos conter", disse o professor Marcelino Silva Farias, doutorando em ciência do solo.

Em março do ano passado, a Defesa Civil Nacional esteve em Buriticupu avaliando a situação. Na época, foi decretado estado de calamidade pública. O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional se comprometeu em ajudar a resolver o problema.

No entanto, segundo os moradores, houve algumas ações paliativas apenas em algumas áreas críticas, como próximo de rodovias. Em outras regiões, como no Residencial Eco Buriti, as voçorocas seguem avançando e engolindo casas.

Desmatamento causou crateras que ameaçam 'engolir' casas no MA — Foto: Kayan Albertin/g1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!