Por g1 MA — São Luís


Inmet faz alerta de chuvas fortes para todo o estado. — Foto: Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez dois novos alertas, amarelo e laranja, de fortes chuvas que podem atingir todo Maranhão.

Quase todas as regiões do estado estão em alerta laranja, que é de grande volume de água (veja, abaixo, a lista das cidades atingidas). Os temporais estão previstos para começar a partir desta segunda-feira (26), com prazo que pode se estender até às 10h da próxima terça (27).

De acordo com o Inmet, as regiões leste, norte e central do estado, além da previsão de chuvas entre 30 a 60 mm/h, os moradores têm que se preparar para as impetuosas rajadas de vento que podem atingir o território.

Para outros municípios das mesmas regiões que estão em alerta amarelo, a previsão é de chuvas entre 20 a 30 mm/h, chegando até 50 mm/dia. Além disso, ventos fortes também podem atingir as cidades.

Ainda segundo o Inmet, os temporais podem prolongar-se até a quinta-feira (29) em toda a região Nordeste, enquanto houver a entrada constante de umidade e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) influenciar na temperatura regional.

Para se proteger dos possíveis riscos, o INMET emitiu algumas instruções:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
  • Também não é seguro estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
  • Em caso de emergências ou outras informações, o ideal é ligar para a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Chuvas acima da média

A Grande São Luís, que desde o início do período chuvoso vem enfrentando vários transtornos causados pelos temporais, enfrenta chuvas acima da média para o mês. Somente em fevereiro, o volume chegou a 340,6 mm, que já é maior que a média mensal, de 308 mm.

Cidades afetadas pelo alerta laranja

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!