Foi aberta nessa quarta-feira (29) primeira edição da Expo Indústria do Maranhão, evento que reúne empresariado do setor no Estado. A programação – que reúne exposição de produtos e serviços, rodadas de negócios, seminários e encontros – se estende até o próximo sábado (31), no Multicenter Sebrae, no bairro do Cohafuma, em São Luís.
A feira tem o objetivo de criar e mostrar oportunidades de negócios e de aprendizado, inclusive mostrando que é possível driblar a crise econômica vivida pelo Estado e pelo país. “Diferente de uma crise, nós queremos mostrar oportunidades. Dizer que crise é uma questão de cabeça, é uma questão momentânea e que nós temos que seguir melhorando os nossos processos e nossos produtos”, diz presidente do Sistema Fiema, Edilson Baldez.
(Foto: Reprodução / TV Mirante)
Dentro da feira, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, há a ‘Indústria de Talentos’, programação com foco na inovação tecnológica e acesso aos jovens a esse campo da indústria.
Estão em exposição mais de 40 projetos de inovação tecnológica, inventados por estudantes e professores do Senai. Eles mostram o resultado do investimento da indústria na educação profissional em competições e desafios de robótica.
A programação conta ainda com uma ‘Feira das Profissões’, onde os jovens descobrem quais profissões são mais exigidas pelo mercado e onde estão as oportunidades.
“Estamos aqui orientando 8 mil jovens que estão prestes a decidir que carreira seguir, juntamente com as indústrias, demonstrando que ocupações terão êxito no futuro”, diz o diretor regional do Senai, Marco Moura.