Cerca de 60 alunos, todos comerciantes da área do Centro Histórico de São Luís, serão contemplados, até dezembro, com aulas de inglês, francês e espanhol. A iniciativa é uma parceria entre Secretaria Municipal de Turismo e Instituto Federal do Maranhão (Ifma) por meio do projeto Casa das Línguas.
O projeto busca capacitar os artesãos em alguma língua estrangeira para ampliação e garantia dos negócios. "É um trabalho voluntário dos professores de Línguas do Ifma e que pode se estender para outras áreas e campus", disse Vírginia Freire, professor do setor de Relacionamento Internacional do Ifma.
Para a professora de espanhol, Elizabeth Correa, o aprendizado no curso permitirá que os artesãos atuem de forma mais profissional. "Isso ajudará a cidade a construir uma cultura do atendimento de excelência, podendo ser referência no aspecto futuramente", comentou.
Para a artesã Lúcia Franco, que há 23 anos trabalha com a comercialização de produtos variados do artesanato maranhense, entender o visitante estrangeiro será um diferencial a mais e também a garantia da venda.
"De uma maneira geral, já temos outras dificuldades com o próprio reconhecimento da profissão e quando você é contemplado com cursos de capacitação como esse, organizado por instituições públicas, nos orgulha e nos incentiva a continuar, pois, nos qualifica ainda mais para atuarmos no mercado", disse.