(Foto: Divulgação)
Em Imperatriz, a Polícia Federal prendeu, nesta segunda-feira (12), o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Jair Barbosa. Ele foi detido durante a Operação Dupla Identidade, após denúncias anônimas, quando trafegava pela BR-010.
De acordo com as investigações Jair Barbosa passou a utilizar documentos de identidade falsos em nome de Leojair Neves Silva, desde o ano de 2000, após ter levado da guarda da mãe (uma brasileira com a qual conviveu nos Estados Unidos da América), ainda no ano de 1998, uma filha do casal com apenas três anos de idade, na época.
"Nós já entramos em contato com a Interpol, em Brasília, que é a representação da Polícia Federal, para que seja feito o contato com a polícia de New Jersey, nos EUA, para ver se tem algum Mandado de Prisão contra a pessoa de Jair Barbosa. Hoje a menina, Izabella Barbosa, tem 19 anos de idade, nós vamos entrar em contato com ela para saber o que realmente aconteceu", disse o delegado Paulo de Tarso da Cruz Viana Júnior.
Depois de ter criado a identidade falsa, Jair – já com outro nome - foi aprovado em concurso público para professor do IFMA, campus de Açailândia, onde leciona regularmente desde novembro de 2011.
Nas buscas realizadas pela polícia, diversos documentos foram encontrados, inclusive identidade, tanto em nome de Jair Barbosa quanto com o nome Leojair.
O professor encontra-se recolhido na Delegacia de Polícia Federal, à disposição da Justiça Federal, já que os crimes foram praticados em prejuízo de serviços de Autarquia Federal vinculadas ao Ministério da Educação, no caso o IFMA. Ele vai responder pelos crimes de estelionato, falsificação de documento público e uso de documento falso, previstos nos artigos 171, 298 e 304 do Código Penal.
Em nota, o IFMA informou que está colaborando com as investigações da Polícia Federal e que vai instaurar processo administrativo e tomar providências. Leia a íntegra da nota do IFMA abaixo:
NOTA OFICIAL
A respeito dos fatos noticiados na mídia sobre a operação deflagrada pela Polícia Federal, com o objetivo de investigar LEOJAIR NEVES SILVA, servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Açailândia, informamos que:
a) estamos colaborando com a polícia nas investigações e aguardamos a apuração dos fatos.
b) iremos instaurar processo administrativo e adotar todas as demais providências necessárias no âmbito da instituição.
Respeitosamente,
Reinouds Lima Silva
Diretor Geral