Oferecido por

Por Jornal Nacional


Festival Liberatum debate cultura negra em Salvador

Festival Liberatum debate cultura negra em Salvador

Começou nesta sexta-feira (3), em Salvador, o festival internacional Liberatum. Pela primeira vez no Brasil, o evento destaca a importância da cultura negra no mundo.

Quem entrou na fila estava ansioso para discutir a valorização da cultura e da população negra com artistas nacionais e internacionais.

“Acho importante a gente ter referências de figuras pretas, para a gente poder enxergar o que a gente pode co-criar, o que podemos ser, a nossa potência”, diz a artista multimídia Roberta Silva.

Não por acaso, a primeira edição do festival no Brasil acontece no mês da consciência negra. É o que diz o criador do Liberatum, o indiano Pablo Ganguli, que fala português.

"Para celebrar essas grandes vozes pretas no Brasil e conectar eles com os agentes de mudança internacionais pretos", diz.

O Liberatum é uma organização cultural global criada há 23 anos para realizar esses encontros entre pessoas comuns e grandes nomes do cinema, da música e de outras artes, ídolos que são referências principalmente para o público jovem. O Liberatum quer ajudar a promover a transformação social e a liberdade de expressão.

Para esses jovens, a atriz americana Viola Davis, vencedora de um Oscar e de vários outros prêmios importantes, é um ícone. A palestra dela foi uma das mais concorridas. Viola falou sobre carreira, empoderamento, difusão da cultura negra pelo mundo e foi muito aplaudida.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, exaltou a importância desses diálogos para o fortalecimento do setor cultural.

“O diálogo é uma ferramenta fantástica para a gente consolidar uma cultura, uma política social”, diz a ministra.

As palestras continuam neste sábado (4) e o Liberatum termina no domingo (5). Mas o festival também busca uma conexão entre os convidados e a cidade. A atriz americana Angela Bassett, uma das estrelas do filme Pantera Negra, ficou muito à vontade ao lado de Taís Araújo, na sede do Ilê Aiyê, o bloco afro em atividade mais antigo da Bahia.

"Tem muita história, muita vitalidade, muito amor. Talvez eu tenha perdido algumas das palavras em português, mas a música é universal”, diz Angela Bassett.

“Acho que esse festival Liberatum, ele serve para isso, para a troca, para a gente aprender com elas e elas aprenderem com a gente”, conta Taís Araújo.

LEIA TAMBÉM

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
São Paulo

Juiz considerou que Wanderson Brandão não poderia estar nos locais de assalto.

Justiça absolve e solta vendedor que ficou 89 dias preso por engano - Programa: G1 SP
São Paulo

Alta foi de 71% entre 2018 e 2019, mas número total de detenções de policiais diminuiu.

Pará

Edward Luz diz ser consultor de associação. Ele tentou impedir fiscalização do Ibama.

Entidade nega manter ligação com antropólogo detido em área indígena - Foto: (Reprodução Twitter/edwardluz )
Cooperação internacional

Homem é suspeito de ter matado a mulher em 2013; corpo jamais foi encontrado.

Americano procurado pela Interpol é preso em MG - Foto: (Divulgação / Polícia Federal)
Economia

Moeda acumula valorização de quase 9% em relação ao real desde o início do ano.

Dólar sobe mais, fecha a R$ 4,36 e renova recorde
19 de fevereiro, quarta-feira

G1 reúne os principais assuntos de hoje.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!