Oferecido por

Por Jornal Nacional


Número de desaparecidos no desabamento de ponte sobe pra dezesseis

Número de desaparecidos no desabamento de ponte sobe pra dezesseis

O número de desaparecidos no desabamento de uma ponte na divisa do Tocantins com o Maranhão subiu para 16.

As buscas pelos desaparecidos começaram no domingo (22), logo depois do desabamento. Mergulhadores chegaram até o local, mas tiveram que sair da água assim que constataram que duas carretas que caíram da ponte estavam carregadas com produtos tóxicos. A suspeita é que a água do Rio Tocantins esteja contaminada.

Nesta segunda-feira (23), as equipes retomaram as buscas com barcos, mas precisaram interromper de novo o trabalho por causa do risco de contaminação. Mergulhadores da Marinha vão ajudar a partir de terça-feira (24) nas buscas pelas vítimas. O Ministério Público Federal vai apurar os danos ambientais no Rio Tocantins.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, sobrevoou a região, com os governadores do Maranhão, Carlos Brandão, do PSB, e do Tocantins, Wanderley Barbosa, do Republicanos. Renan Filho anunciou um decreto emergencial para destinar pelo menos R$ 100 milhões para obras de reconstrução da ponte.

"Contratar a reconstrução da ponte ainda dentro do exercício de 2024. Para que se consiga ter esta obra no que concerne não apenas à reconstrução, mas também à retirada dos escombros, avaliação dos danos causados, acompanhamento da obra e a execução das futuras obras”, diz Renan Filho, ministro dos Transportes.

A ponte desabou na tarde de domingo (22) no momento em que um vereador da cidade de Aguiarnópolis gravava um vídeo avisando do risco. Um morador também gravou de longe o momento em que a ponte cedeu.

Um morador também gravou de longe o momento em que a ponte cedeu. — Foto: Jornal Nacional

Pelo menos oito veículos passavam pela ponte no momento do desastre. Nesta segunda-feira (23), bombeiros revisaram o número de vítimas. O corpo de uma mulher de 25 anos foi encontrado no domingo (22). Dezesseis pessoas ainda estão desaparecidas.

A ponte Juscelino Kubitschek tem 533 m de extensão. Ela é uma via importante para os estados do Tocantins e do Maranhão, ligando as cidades de Aguiarnópolis a Estreito. A obra é de 1961.

Moradores já vinham denunciando a situação da ponte que estava, visivelmente, em condições precárias. Um morador publicou um vídeo na internet menos de 24 horas antes do desabamento alertando as autoridades.

Depois do acidente, o Dnit, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, enviou uma equipe para analisar a situação e informou que abriu uma sindicância para apurar responsabilidades.

"O que mais dói na gente é saber que isso poderia ser evitado, mas não foi”, afirma uma moradora.

LEIA TAMBÉM

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!