Ronaldo Nazário anuncia que vai se candidatar à presidência da CBF
O ex-jogador Ronaldo Nazário, o Fenômeno, vai se candidatar à presidência da Confederação Brasileira de Futebol.
Quarenta e oito anos de idade, 18 deles como jogador profissional. Duas vezes campeão do mundo com a Seleção e um dos maiores atacantes da história do futebol. O prestígio que acumulou em campo é um dos principais trunfos de Ronaldo em uma nova empreitada: tentar ser presidente da Confederação Brasileira de Futebol.
"Nas próximas eleições, eu serei candidato. Falando sobre futebol, mostrar meus projetos, mostrar meus planos e fazer com que a gente resgate, realmente, esse prestígio do futebol brasileiro”, diz Ronaldo.
Com a candidatura lançada, o objetivo de Ronaldo agora é percorrer o país em busca de apoio. Porque, para poder concorrer efetivamente, ele vai precisar das assinaturas de pelo menos quatro das 27 federações estaduais e outros quatro clubes entre os 40 que compõem as séries A e B do Campeonato Brasileiro.
"Eu vou expor realmente a necessidade de mudança e convencer eles de que esse meu projeto é um projeto sério, um projeto que eu quero realmente deixar um legado também como dirigente”, afirma Ronaldo.
Ronaldo, o Fenômeno, anuncia intenção de se candidatar à presidência da CBF — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
O atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, tem mandato até o fim de março de 2026. A partir de março de 2025 já pode ser marcada uma data para a próxima eleição. Ednaldo assumiu interinamente em agosto de 2021 para cumprir o mandato de Rogério Caboclo, afastado do cargo. No ano seguinte, foi eleito.
No fim de 2023, ele chegou a ser destituído por supostas irregularidades no processo eleitoral. Mas uma liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes, do STF - Supremo Tribunal Federal, o mantém na presidência até hoje. O caso ainda está em análise no STF.
Recentemente, a CBF aprovou uma mudança de estatuto que permite a Ednaldo tentar mais duas reeleições.
"Acompanhando de perto, atentamente e vigilante. Agora mesmo estive em Miami para o sorteio do Mundial de Clubes e fui informar a minha intenção de ser candidato quando houver uma eleição aqui ao presidente Infantino e ao presidente Alejandro, da Conmebol. Infantino da FIFA e o Alejandro da Conmebol”, conta Ronaldo.
Ronaldo seguiu no futebol depois de se aposentar dos campos. Em 2018, comprou o Real Valladolid, clube de futebol espanhol, e foi também o dono da Sociedade Anônima de Futebol do Cruzeiro de 2021 até abril de 2024.
A partir de janeiro de 2025, o ex-jogador começa a viajar para se reunir com apoiadores e possíveis aliados. Os votos de federações e clubes decidem as eleições na CBF.
"Tenho certeza que vou conseguir os apoios que eu preciso para ser presidente da CBF. Então, isto me motiva demais: sentir as pessoas pedindo ajuda me motiva para realmente entrar de cabeça nesse projeto e continuar devolvendo ao futebol tudo aquilo que me proporcionou”, afirma Ronaldo.
Procurado pela produção do Jornal Nacional, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em nota, disse que o processo eleitoral será feito de forma democrática e transparente; e que está trabalhando para fazer a temporada 2025 ainda melhor do que a atual.